No último dia 27 de agosto de 2024, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo Grande (CBH-BPG) promoveu sua 44ª Reunião Extraordinária em Barretos, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). A reunião contou com a presença de diversos membros e abordou temas cruciais para a gestão hídrica da região.
O encontro, presidido por Antônio Carlos Ribeiro de Souza (Cal Ribeiro), teve como principal pauta a discussão sobre a crise hídrica que afeta a região, bem como a deliberação sobre a minuta do CBH-BPG n.º 306/2024, que indica as prioridades de investimento do FEHIDRO para 2024. Além disso, foram discutidos e aprovados assuntos diversos e a ata da 53ª Reunião Ordinária do comitê.
“Tratamos sobre a redistribuição dos saldos dos recursos FEHIDRO para os municípios nas áreas de preservação de mananciais e também das perdas de água e resíduos sólidos; Estação de Tratamento de Esgoto e também emissários de esgoto. Mas tratamos principalmente da questão da crise hídrica, onde demos sequência na reunião extraordinária anterior, das ações de médio, curto e longo prazo, para a gente resolver a questão da crise hídrica aqui na nossa bacia, que é de suma importância. Então, daqui hoje, tiramos prioridades, vamos tirar uma resolução com ações concretas para que nossos municípios possam atuar na questão da preservação dos nossos mananciais, na conservação das nossas águas subterrâneas, bem como das águas superficiais”, destacou o presidente.
O encontro encerrou com considerações finais e renovou o compromisso do CBH-BPG em buscar soluções para os desafios hídricos enfrentados, reforçando a importância da participação ativa de todos os envolvidos na preservação e gestão dos recursos hídricos.