Comitê do Baixo Pardo/Grande premia estudantes vencedores de 13 municípios do Concurso de Desenhos Acqua Titãs

No Dia da Árvore, 21 de setembro, no North Shopping Barretos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG), com organização da Made in Barretos Produções, premiou os estudantes vencedores do Concurso Cultural de Desenhos Acqua Titãs. O concurso ocorreu durante a Semana da Água, em março deste ano, e contou com a participação de cerca de 16 mil alunos do Ensino Fundamental I em 13 municípios que compõem o Comitê.

Os 13 vencedores, cada um criando seu próprio super-herói ou super-heroína, foram homenageados em um evento especial com patrocínio do Minerva Foods e Tereos Brasil. Os premiados e suas professoras foram agraciados com um conjunto de prêmios, incluindo um kit exclusivo Acqua Titãs, certificado, hoverboard, ingressos para o Centerplex Cinemas, lanches do MC Donalds e sorvetes do Chiquinho Sorvetes, relógio e uma maleta com jogos educativos sobre sustentabilidade da Turminha do Meio Ambiente.

O palco de honra foi formado pelo coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental, João Antônio dos Reis Gandra (Janjão), o Secretário Executivo do Comitê, Claudio Daher, e o Presidente do Comitê, prefeito do município de Viradouro, Cal Ribeiro.

Os super-heróis e super-heroínas criados pelos estudantes ganharam vida com detalhes vívidos e foram apresentados oficialmente. O Max, representando Altair, protege as plantas da seca e do fogo. O Barretouro, o defensor de Barretos, ensina as crianças a amarem a natureza. O Mago Laranja, de Bebedouro, combate a maldade na cidade. O Prometheus, de Colina, controla as águas e as nuvens. Colombo, de Colômbia, comunica-se com os humanos e os peixes. A Peixinha, de Guaíra, cura animais feridos. A Raio de Sol, de Guaraci, protege os rios com sua super audição. O Acqua Fish Man, de Icém, defende as espécies aquáticas. O Super J, de Jaborandi, lê mentes e mantém o meio ambiente limpo. A Janne, de Morro Agudo, usa o pó de diamante e a ventania de cristal para proteger a natureza. A Agualice, de Terra Roxa, purifica a água. E a Princesinha do Rio Pardo, de Viradouro, é a guardiã das plantações e das águas.

Os desenhos vencedores foram redesenhados em um estilo mangá pela artista Ursula Araújo. Milton Figueiredo, jornalista, escritor e roteirista, colaborou na criação do projeto e dará vida aos personagens que serão mentorados por Gaia, a mãe natureza, durante as demais atividades que serão realizadas pelo projeto de Educação Ambiental “Aqua Titãs – Os Guardiões das Águas”.

O Coordenador da Câmara Técnica, João Antônio dos Reis Gandra, ressaltou a importância da Educação Ambiental no currículo escolar, chamando a atenção para educadores, vereadores e prefeitos presentes. Claudio Daher agradeceu a todos os envolvidos no concurso e enfatizou a importância do engajamento de todos os jurados na escolha dos desenhos premiados.

“Parabéns crianças por criarem esses super-heróis maravilhosos! Vocês demonstraram talento e utilizem esse talento para convencer as pessoas que nós temos que proteger e preservar a nossa água, o nosso meio ambiente”, inspirou o presidente do CBH-BPG, Cal Ribeiro.