Uma comissão formada pelo vice-prefeito da Estância Turística de Barretos, Mussa Calil Neto; pelo secretário municipal de Cultura & Economia Criativa Bruno Bernar da Silva; pelo secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos Thiago Vasconcelos; pelo vereador Dr. Chafei Amsei Neto; pelas historiadoras Karla Armani Medeiros e Michela Silva e pelo chefe de gabinete, Rafael Luiz, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, para discutir a situação do Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes.
Na oportunidade foram levantadas questões estruturais do museu, que apresenta rachaduras, umidade, problemas no telhado e nas instalações hidráulicas, necessitando de restauração. “Foi uma visita muito importante. O equipamento tem detalhes que necessitam de restauração e reforma urgente. E a gente vai ter um olhar bem criterioso para isso. Vamos fazer uma transformação e buscaremos recursos para a melhoria deste equipamento”, disse Bernar.
Emenda Impositiva
O vereador Dr. Chafei contou que, após visita ao espaço no ano passado, percebeu a necessidade de reparos e destinou uma emenda impositiva no valor de R$100 mil reais, a ser paga em 2025, para manutenção do museu. “Aproveitamos a nova gestão, a boa vontade, e tivemos a ideia de reunir aqui a Carla como historiadora, o Mussa como vice-prefeito, o Bruno como secretário da cultura, e o Thiago como secretário de obras, já pra fazer um estudo do que é possível fazer com essa emenda”, disse.
Ele defendeu a possibilidade de criação de uma campanha de apoio financeiro da iniciativa privada para uma restauração como a cidade merece. “Somos uma cidade turística e o museu fica fechado a maior parte do tempo, esquecido. Então eu quero reviver uma parte até da minha infância, quando eu vinha aqui enquanto estava na escola”, disse.
O vice-prefeito destacou a importância de se manter o equipamento de cultura preservado e disponível para visitação e uso pelo público. “Ele tem que estar restaurado, limpo, apresentável. Parte da história de Barretos está aqui nesse prédio, no nosso museu Rui Menezes. Então é importante preservá-lo e o município tem que agradecer essa atitude do vereador Chafei de destinar parte da sua verba a favor da cultura de Barretos e da preservação dos nossos monumentos”, destacou Mussa.
Patrimônio de Barretos
Karla Armani agradeceu à iniciativa do vereador, aos secretários de Obras e de Cultura pela boa vontade e aos funcionários do museu. Segundo ela, a luta por melhorias no local é antiga. “São muitos anos pedindo, tanto para a edilidade, quanto para o secretariado de outras gestões, para que se reformasse o museu, pelo menos o mínimo possível, para deixá-lo apresentável para a comunidade, para os turistas, para as crianças”, comentou a historiadora.
Ela acredita que a verba não será suficiente para todo o trabalho que precisa ser feito, mas que inicialmente cumpre o objetivo de manter o museu aberto à visitação. “O museu é nosso patrimônio histórico, ele é tombado pelo município e é dever, é obrigação da prefeitura mantê-lo aberto”, completou. Atualmente o espaço encontra-se fechado para visitação.
O museu está localizado na Avenida 17, esquina da Rua 16, no “Palácio das Águias”, prédio inaugurado em 1907 para sediar o Paço Municipal e que foi tombado e declarado “Monumento Histórico Municipal” em 1988.
