Comércio de Barretos espera alta nas vendas com o pagamento do 13º salário

Com a chegada do décimo terceiro salário a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barretos) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) esperam um aumento nas vendas e uma injeção de ânimo e de faturamento no comércio da cidade. Há 10 dias do Natal, comerciantes estão de portas abertas em horários especiais e contam ainda com aumento na movimentação no centro comercial da cidade nos próximos dias

Em todo o país, cerca de 85,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com o décimo terceiro salário. Desse número, 66,9% do total irão para os empregados formais e 33,1% serão pagos aos aposentados e pensionistas. Entre as regiões brasileiras o sudeste recebe a parcela mais representativa do benefício com 49%.

Para o comércio, o período de pagamento da segunda parcela do 13º representa maior aquecimento das vendas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, a CNC, historicamente, o mês de  dezembro tem um avanço médio de 25% nas vendas, com impacto ainda mais significativo em segmentos como vestuário e calçados (ramo que chega a apresentar avanço de 80%), livrarias e papelarias (50%) e lojas de utilidades domésticas (33%).

Em Barretos as expectativas para o aumento das vendas são otimistas, conforme explica a presidente da Associação Comercial e Industrial de Barretos, Jackelyne Rossini. “O comércio já está aberto até às 22h e já registramos um aumento na movimentação no comércio. A partir da próxima semana o movimento deve ficar ainda mais intenso, também o com aumento da busca de presentes. Convidamos a população de Barretos e região para prestigiarem nosso comércio, isso melhora nossa economia e gera empregos”, disse.

Gustavo Miziara, diretor da ACIB, também segue otimista e diz que as expectativas acompanham os bons resultados alcançados durante o ano “ As expectativas são as melhores possíveis. Esperamos um aumento de 15% nas vendas, acompanhando os resultados anteriores já obtidos pelo setor e da forte retomada da nossa economia”, disse.

De acordo com a ACIB e o Sincomércio, os presentes preferidos pelos consumidores na cidade são roupas, calçados e acessórios (60%), brinquedos (45%), móveis e eletrodomésticos (6%) e celulares e notebooks (3%), mas diversos segmentos estão otimistas com os resultados da melhor época para as vendas.

O empresário Dirceu Izumi da Perfumaria Emy, diz que a expectativa em dezembro com o 13º salário é sempre muito boa. “Todos compram mais quando se tem mais dinheiro no bolso”, fala.

Sada Ali, proprietária da Cacau Show Centro, espera um aumento nas vendas e diz que a atuação da ACIB e da programação cultural auxiliam a procura por presentes no segmento. “Para o Natal, além de muito amor, Barretos conta com a impecável atuação da nossa ACIB. O comércio está preparado para receber a população. Temos presentes, decorações natalinas e outras atrações gratuitas. Com tudo isso o Natal de 2022 será o melhor dos últimos anos e esperamos um grande aumento em nossas vendas, ainda maior que no ano passado”, disse.

Fabrício Ferrari, da Ferrari Parafusos, diz que a procura por presentes e por investimentos pessoais também aumenta a movimentação na loja. “Em dezembro muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro para presentear e para comprar ferramentas que já estava namorando o ano todo. E ainda reflete até o mês de janeiro, pois no fim de ano e começo aumentam as reformas e também a busca por parafusos e outras peças”, fala.

César Juliani é cliente do comércio de Barretos e diz que quer usar a segunda parcela do décimo terceiro salário para as compras. “Vou investir no material didático para o estudo da minha filha”. Entre os presentes para a família espera gastar em torno de 600 reais. “Vou comprar presentes, espero gastar uns 600,00 entre mãe e sobrinhos e filha”, conta.