Estratégias de combate à dengue a serem adotadas nesta semana foram definidas pelo secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, nesta segunda-feira, 10. Seguindo a orientação do prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, para combater ainda mais a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, o secretário iniciou o dia reunido com Cláudia Costa, coordenadora do Controle de Vetores, e Tiagão Alves, vereador e funcionário da pasta.
“A novidade para esta semana será a ação dos nossos agentes entrando de casa em casa com a bomba costal no combate à dengue nos bairros Dom Bosco e Santa Helena”, informou o secretário. Kleber reforçou seu pedido para que a população colabore, evitando água parada e abrindo a porta de suas casas para que os agentes entrem. “Peço a ajuda de todos. É cada um fazendo a sua parte para que Barretos não sofra como está sendo esperado pelo Estado de São Paulo”, afirmou.
Ele destacou que no Henriqueta, Hussein Gemha, Pimenta, Barretos II e Distrito Industrial será realizada a nebulização veicular, em que a caminhonete do Controle de Vetores passa pelas ruas pulverizando o inseticida. Esse serviço também foi iniciado no Cristiano Carvalho na semana passada e algumas ruas do bairro receberam a ação nesta segunda-feira, 10.
Cláudia ressaltou que o trabalho de controle do Aedes aegypti, além dos planejamentos anual e mensal que a Secretaria já faz, requer análises constantes do cenário e ajustes a cada semana, que são feitos para ampliar as ações em bairros em que o número de larvas e de casos da doença aumentam. Ela lembrou que os agentes municipais utilizam uniforme e crachá.
“É muito importante que a população abra portas e janelas quando o veículo da nebulização está passando, assim o inseticida entra nas casas para matar o mosquito. Precisamos também que deixem os agentes que fazem o trabalho casa a casa entrarem no quintal e dentro da residência. Quem tiver dúvida se a pessoa que está pedindo para entrar no imóvel é mesmo um agente pode ligar no Controle de Vetores: 3612-2465”, informou.
Este telefone também pode ser utilizado para fazer denúncias sobre imóveis em que há criadouros, com larvas do Aedes aegypti. Na última semana, as equipes eliminaram na cidade 972 criadouros. O Aedes aegypti transmite dengue, chikungunya e zika e se reproduz em água parada.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 720 notificações relacionadas à dengue neste ano no município. Destas, 189 são casos positivos, 318 foram negativos e 213 pacientes estão aguardando resultado de exame. De Chikungunya são 88 notificações, sendo 7 positivos, 70 negativos e 11 aguardando resultado de exame. No momento, há 9 pessoas internadas na cidade com sintomas dessas doenças.
Sintomas da dengue
A dengue pode ocasionar febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça e falta de apetite. Diante de sintomas, deve-se procurar atendimento médico para avaliação.
Quando há suspeita de dengue, alguns tipos de medicamento não são indicados. Portanto, tomar remédios por conta própria, sem orientação médica, pode agravar os sintomas, colocando a vida em risco.
Também é importante manter boa hidratação: água potável, sucos, água de coco. Mas devem ser evitados refrigerantes e não se deve consumir bebida alcoólica.
Locais de atendimento
Pessoas com sintoma da doença devem procurar a rede municipal de saúde, para atendimento e realização de exames. O paciente deve ir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou buscar atendimento pelo Telessaúde, neste caso, enviando mensagem no WhatsApp (17) 3612-0003. Esse atendimento médico por teleconsulta funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
Se necessário, também há o atendimento 24h na UPA, localizada na Via Conselheiro Antônio Prado, n. 1355, no bairro Pereira, próximo ao shopping. Em caso de emergência, com necessidade de locomoção, o SAMU também atende 24h, pelo telefone 192.
Onde descartar pneus e outros materiais
A população deve descartar materiais sem serventia, que podem servir de criadouro para o mosquito, nos seis Ecopontos existentes em Barretos. Eles também recebem materiais recicláveis e restos de poda e funcionam de segunda a sábado das 7 às 19h:
Califórnia: Rua Cristiano de Carvalho, n. 50
Cristiano de Carvalho: Avenida João Ribeiro do Nascimento
Exposição: Rua Fábio Junqueira Franco, n. 301
Leda Amêndola: Rua João Botacini, s/n.
Nadir Kenan: Rua Rage Caiel, n. 400
Santa Cecília: Avenida Antônio Machado das Dores, s/n.
A Prefeitura também disponibiliza um ponto para descarte de pneus, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, na Avenida 3 com Rua 12, no bairro Fortaleza.