Nesta última segunda-feira (1º) ocorreu o término do período de defeso, que trata-se de um seguro criado para os pescadores nativos que são profissionais, que podem ser nativos ou ribeirinhos, e que moram às margens do rio e tiram sua subsistência da pesca.
Criado pelo Governo Federal, esse seguro garante que cada integrante da família que trabalhe com a pesca, receba o valor de um salário mínimo, no período de quatro meses. A estipulação do “Período de Defeso” é decorrente ao da piracema (época em que ocorre a reprodução dos peixes) e que fica proibida a pesca com apetrechos a fim de não interromper o processo de reprodução dos peixes.
Segundo a crença dos índios, o início da piracema ocorre com as primeiras chuvas no começo da primavera. O Governo Federal então compreende que reprodução acontece de 1º de novembro a 1º de março.
A Prefeitura de Colômbia destaca que apoia e busca o máximo de recursos a estes trabalhadores que incentivam o turismo local. “A pesca local é o ‘ganha pão’ de muitos cidadãos de Colômbia, que além de cuidarem de nossa riqueza, fazem com que o turismo seja cada dia mais valorizado. Tenho buscado projetos e ideias para o turismo, por meio do selo de “Município de Interesse Turístico”, e também para a valorização dos pescadores”, enfatizou o prefeito Tuta.