Colégio FEB é patrocinador oficial do time feminino de basquete do Instituto APAB Barretos

O Instituto APAB Barretos (Associação de Pais e Amigos do Basquete) agora conta com o patrocínio oficial do Colégio FEB no time feminino de basquete sub-16. A apresentação dos novos uniformes com a logomarca do Colégio FEB aconteceu na última semana, com a presença da diretora, Profa. Lívia Macedo, do Reitor do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Prof. Dr. Angelo Davis, além da presidente do Instituto APAB Barretos, Thais Soares, e da técnica, Cynthia Alves de Almeida. 

De acordo com a presidente do Instituto APAB Barretos, Thais Soares, a instituição trabalha com basquete há mais de 20 anos em Barretos. “Já disputamos vários campeonatos brasileiros, paulistas, mundiais e também representamos o Brasil em campeonatos na França, Turquia, África, entre outros. Nosso principal objetivo é formar atletas que possam compor a seleção brasileira principal de basquete, além de construir cidadãos que consigam se projetar nos estudos ou nos esportes”, destacou.  

Thais explica que além do time principal (feminino sub-16), que participa de campeonatos, o Instituto APAB Barretos também atua nas categorias de base feminina, sub-11, sub-12 e sub-13, além da equipe masculina. “Com o patrocínio do Colégio FEB, as meninas agora recebem bolsas de estudos e nossa instituição também concede uma ajuda de custo, além de moradia, alimentação e todo o suporte necessário”, disse a presidente.  

A técnica Cynthia Alves de Almeida, que prepara o time feminino de basquete sub-16, ressaltou que desde fevereiro está trabalhando no treinamento físico e técnico das meninas para os campeonatos deste ano. “Faltam poucos jogos para fecharmos o primeiro turno e estamos com muitas expectativas para colocarmos em prática todos os aprendizados da pré-temporada e fazermos um segundo turno ainda melhor”, destacou. 

As doze jogadoras do time principal (feminino sub-16) treinam todos os dias, com horários divididos entre os ginásios do Rochão e do Derby Club, além do trabalho de academia. 

Segundo a diretora do Colégio FEB, Profa. Lívia Macedo, a bolsa de estudo é um apoio que viabiliza a formação acadêmica dos atletas e, consequentemente, torna possível não só o acesso, mas a permanência dos alunos na escola. “Estamos felizes por contribuir com a educação do país – já que estamos com alunas de outras cidades e estados – e fazer isso através do basquete amplia o processo educativo, porque incentiva os estudos, mas também a prática esportiva”, enfatizou. Algumas das atletas do time feminino de basquete sub-16 são de outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Já o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, destaca que incentivar os esportes é permitir que jovens se desenvolvam num ambiente saudável e estimulem a liderança, trabalho em equipe, respeito às regras e demais valores necessários na formação pessoal. “O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos e colabora na construção da cidadania e na criação de oportunidades para um futuro melhor”, finalizou.