Durante a pandemia de Covid-19, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) tem incluído clientes de Barretos e região na modalidade da Tarifa Social, que prevê descontos na conta de energia de forma progressiva, de acordo com o consumo.
Para ter acesso ao desconto, o cliente precisa comprovar ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário mínimo (R$ 522,50) e atender, ao menos, um dos pré-requisitos solicitados: ser cadastrado no Programa Bolsa Família; ter a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal de até três salários mínimos; ser portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem do consumo de energia elétrica; estar recebendo o BPC (Benefício da Prestação Continuada) da Assistência Social; ou pertencer a família de índios ou quilombolas inscritos no Cadastro Único.
De acordo com o consultor de Relacionamentos da CPFL, Marcos Bueno, em Barretos são 2.172 clientes já cadastrados na Tarifa social e o município ainda tem cerca de 1.400 pessoas que se enquadram nesta modalidade. “Os descontos podem variar de 10% a 65% conforme o consumo do cliente”, destacou.
Caso se enquadre nos requisitos, o cliente deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio do site http://www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo CPFL Energia informando os documentos e comprovantes solicitados. A companhia observa que, se a pessoa com o benefício da Tarifa Social não for o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.
Qualquer dúvida o cliente pode comparecer no Escritório da CPFL em Barretos, localizado na Avenida 23, nº 138, próximo ao Cemitério Municipal.
Ainda segundo Bueno, por conta da pandemia, a CPFL não está emitindo as tarifas de energia com valor inferior a R$ 70,00 e a cobrança é acumulada para a próxima fatura.