Circuito Sesc de Artes traz diversas atrações gratuitas para Barretos

A Estância Turística de Barretos recebe um roteiro cultural do Circuito Sesc de Artes com diversas expressões artísticas que devem movimentar a cidade e região. A atração, que já é tradição em nosso município, está marcada para 12 de agosto, próxima sexta- feira, a partir das 16h, e será realizada na Praça Francisco Barreto.

O Circuito Sesc de Artes chega à cidade com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas. 

O evento é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Na Estância Turística de Barretos, tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Para o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, o Circuito Sesc é uma grande oportunidade de intercâmbio cultural e de descontração. “A atração, próxima ao aniversário da Estância Turística de Barretos, acaba sendo mais um presente proporcionado, com o empenho da gestão Paula Lemos, para a população de toda a nossa cidade”, diz.

Circuito Sesc nas cidades

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas em praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura. 

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil. De 12 a 28 de agosto, realiza cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas. 


Roteiro Estância Turística de Barretos:

Adriana Amaral, Mafuane Oliveira, Jhow Carvalho, Joice Jane Teixeira e Roberto Santos, todos artistas de São Paulo, apresentam A Roupa do Rei Adinkra, que parte da história dos símbolos e ideogramas Adinkra, sistema de escrita que faz parte da estamparia e indumentária dos povos Akan, ainda presentes em países como Gana, para criar estampas e roupas em miniatura. Na oficina, os artistas-educadores vão apresentar também músicas, jogos e brincadeiras que percorrem o continente africano.   

Bodoque Coletivo de Cinema (SP)  traz a oficina Gambiarras para Cinema e Vídeo – Improvisando Cenas.  Em um mini estúdio de cinema, os participantes podem experimentar técnicas e linguagens cinematográficas utilizando equipamentos alternativos construídos pelos próprios artistas do coletivo.    

A Cia. Barnabô (SP)  apresenta o espetáculo circense Rústico, que é ambientado em um cenário de natureza, com animais e ferramentas, e apresenta Peperina e Dom Molina. Eles pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão o público indiferente.   

ELO, da T.F. Cia de Dança (SP), traz uma performance poética que cria um diálogo entre corpo, arquitetura e público em busca de outro olhar para a cidade, habitando o invisível. Corpos que procuram a anarquia dos afetos, pulsam pela empatia.  

Em Que Língua É Essa?, do  Núcleo Pé de Zamba (SP), o público faz um  passeio lítero-musical recheado de curiosidades sobre a língua portuguesa, trechos de poemas, canções e danças que ilustram a multiplicidade e o dinamismo do português para além da norma culta, visitando, inclusive, as transformações lançadas a partir da comunicação virtual e das redes sociais.  

Nega Duda (BA) canta Clementina de Jesus, entoando os clássicos eternizados na voz da cantora fluminense que ficou conhecida pelo público como Rainha Quelé. No espetáculo, que mistura música e teatro, a narrativa é livremente inspirada no livro “Rainha Quelé – Clementina de Jesus”.   

O Coletivo Lê apresenta Splish Splash Splush e Tchibum: Mergulho na Leitura, incentivando o público participante em sua formação leitora. Os mergulhadores, mediadores de leitura, promovem o acesso ao acervo e à pratica da leitura literária.  

A programação do circuito em todas as cidades participantes, com endereços e horários, pode ser acessada no site do eventohttp://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2022 – Roteiro 6 
Estância Turística de Barretos
Data: 12 de agosto
Local: Praça Francisco Barreto, s/nº – Centro 
Horário: a partir das 16h
Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes