Cidade Inteligente: concessionária conclui segunda fase de modernização da iluminação pública e projeto avança em outras frentes

Barretos está caminhando para se tornar uma Cidade Inteligente e com a conclusão das Fases 1 e 2 do projeto de modernização do parque de iluminação pública, o município já contabiliza a substituição de 3.870 luminárias de vapor de sódio e vapor metálico por LED, até o final do mês de abril. Este número representa 16,39% das 23.615 unidades que serão trocadas, alcançando uma economia de 74,06% no consumo de energia neste período.

“Estou muito feliz com esta conquista, pois em breve a iluminação de toda a cidade será trocada por LED, trazendo mais segurança para a população, além de grande economia para o município”, disse a Prefeita Paula Lemos.

Para a Fase 3 os serviços serão concentrados nos bairros Zequinha Amêndola (Barretos II), Dom Bosco, Jardim Califórnia, Jardim dos Coqueiros e Distrito Industrial II. A expectativa é que todas as luminárias da cidade sejam substituídas até o próximo mês de agosto.

Outras frentes

O projeto, desenvolvido pela Concessionária Barretos Inteligente por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, além da manutenção e modernização da iluminação pública também avançou com a implantação de 13 pontos de Wi-Fi Livre, dos 28 que serão disponibilizados em pontos estratégicos da cidade, e com a instalação de internet de alta velocidade em 141 prédios públicos, superando em 22,6% o número previsto inicialmente que era de 115.

O engenheiro José Gimenes, gestor do contrato, destacou que os serviços para a implantação da “Muralha de Segurança”, que contará com 84 câmeras de videomonitoramento, já foram contratados. “Estamos em fase de elaboração do projeto executivo”, disse.

Sobre a iluminação de destaque em pontos turísticos de Barretos, Gimenes afirmou que os projetos executivos estão em fase de contratação. “Serão 36 locais e 535 pontos de iluminação”, completou.

O projeto de Cidade Inteligente ainda prevê a implantação de duas usinas fotovoltaicas que produzirão eletricidade para prédios públicos municipais.