Instalação da iluminação de destaque em praças, monumentos e outros espaços icônicos da cidade também avança e já ultrapassa 380 pontos
A Estância Turística de Barretos já tem 100% de suas vias públicas modernizadas com luminárias em LED. A informação é da Concessionária Barretos Inteligente, responsável pela gestão do Programa de Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente.
“Esta é mais uma conquista importante desta gestão, pois uma cidade bem iluminada é uma cidade mais segura. Além disso, o LED é muito mais econômico, durável e menos danoso ao meio ambiente. Barretos só tem a ganhar com essa iniciativa”, disse a prefeita Paula Lemos.
De acordo com José Antônio Gimenes, Gestor do Contrato de PPP, 23.262 luminárias das 23.615 previstas em edital foram modernizadas até o final do mês de novembro, restando apenas 353 pontos, em sua grande maioria localizadas em praças e rotatórias, pendentes de modernização.
O gestor destaca que todas as substituições de luminárias seguem projetos luminotécnicos elaborados em conformidade com a NBR 5101/2018, conforme consta em contrato. “Os projetos têm indicado que, mesmo com a redução de luminárias em diversos pontos, temos uma melhoria acentuada de luminância e uniformidade, proporcionando aos munícipes mais segurança e conforto, além de contar com índices baixíssimos de defeitos”, completou.
A PPP também contempla a iluminação de destaque em 36 locais como praças, monumentos e outros espaços icônicos, totalizando 535 pontos. Até novembro, 388 pontos já haviam sido instalados, o que representa 72,5% do serviço.
Outras frentes
O projeto de Cidade Inteligente vai muito além da modernização da Rede Pública de Iluminação, com avanços importantes em diversas áreas.
A implantação de 84 câmeras de videomonitoramento 24h em pontos estratégicos está concluída e já mostra seu potencial no trabalho conjunto com as forças de segurança da cidade.
27, dos 28 pontos de Wi-Fi livre previstos, já estão disponíveis para a população acessar a internet gratuitamente a partir de diversos espaços públicos, proporcionando inclusão digital.
Internet de alta velocidade via link implantada em 153 prédios públicos, superando em 33% o número previsto.
E, futuramente, a geração de energia limpa para edifícios públicos, promovendo ainda mais economia para o município.
Foto: Nivaldo Jr.