Cerimônia oficial declara aberta a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade

A cerimônia oficial que declarou aberta a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) foi realizada na noite de quarta-feira, 24 de maio, no Ginásio do Complexo Poliesportivo João Batista da Rocha, o Rochão. Com grande público presente, evento contou com a participação da prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, da Diretora da Divisão de Esportes da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Cintia do Amaral, além de prefeitos, vereadores e autoridades de cidades participantes.

Cintia do Amaral agradeceu e cumprimentou os atletas e o público presente em nome do governador Tarcísio de Freitas e da secretária de esportes do estado de São Paulo, Coronel Helena Reis, e quebrou o protocolo ao passar a declaração de abertura dos JOMI para a chefe do executivo municipal. “O esporte é significativo na vida da gente desde a formação até a melhor idade onde vocês estão. E vocês são estes representantes e esse orgulho para nós, porque quando olhamos para vocês é onde nós queremos estar. É esse respeito, garra e competitividade que vocês trazem para nós, dentro de muito respeito, carinho e amizade, que coroa os jogos”, disse.

Paula Lemos destacou a presença de vários prefeitos e autoridades da região acompanhando as delegações de suas cidades e falou da alegria de sediar a competição no mesmo mês em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da emergência internacional causada pela Covid-19. “É um momento de muita felicidade para todos nós prefeitos da região. Quero primeiro agradecer a Deus por estamos aqui comemorando e celebrando a vida. Eu não acredito em coincidência, mas sim em providência, e neste mês em que a OMS declarou encerrada a pandemia de covid-19, ver vocês aqui, que foram os mais afetados nesse processo de luta, sem máscara, tem um significado muito importante. Com esses jogos, o Estado de São Paulo mais uma vez sai na vanguarda”, afirmou. Ela salientou os benefícios do esporte, agradeceu o apoio do Estado e declarou aberta a 25ª edição dos JOMI.

A mesa de autoridades também foi composta pelo secretário municipal de Esportes e Lazer de Barretos e chefe do comitê organizador, Tony Vieira Carvalho; pelo assistente de chefia, José Roberto Vanini; pela chefe do comitê dirigente do 25° JOMI, a professora Maria Aparecida Costa; pela assistente de chefia, Mara Alice da Cunha Barbosa; pela gestora do JOMI, Glicia Maria Bellemo Cassone; André de Barros, representando os diretores das Diretorias Regionais de Esportes de Araraquara, Franca, Ribeirão Preto e Barretos; pela presidente do Fundo Social de Barretos, Letícia Oliveira Lemos; pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Luis Paulo Vieira “Lupa” e pelo deputado estadual Sebastião Santos.

Também estiveram presentes na abertura a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos; o Chefe de Gabinete, Itamar Alves dos Santos; o Procurador Geral do Município, Rafael dos Anjos; e os vereadores Elson dos Santos e Raphael Silvério.

Desfile de delegações, juramento dos atletas e fogo olímpico

A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações com representantes das 48 cidades participantes do 25° JOMI. Em seguida, a atleta de Dança de Salão, Shirley Lopes Viana, fez o juramento dos atletas.

A tocha olímpica chegou ao Rochão pelas mãos do mascote da cidade, “Barretão”, que desceu a estrutura do ginásio de rapel. Ela foi passada para atletas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que representaram as fases da vida dos esportistas, e conduzida à pira que representa o fogo da competição.

O evento foi encerrado com uma apresentação artística promovida por participantes dos projetos desenvolvidos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS II e III) e nos Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Jardim Universitário e bairro Marília.

25° JOMI

Até domingo a Estância Turística de Barretos é palco de um dos mais importantes eventos esportivos do Estado de São Paulo, a 25ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI), e recebe cerca de 1.600 atletas acima de 60 anos, representantes de 48 municípios. Eles competirão em diversas modalidades como atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de Mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. A delegação barretense é formada por 94 atletas.