O Centro Veterinário São Francisco de Assis, que fica no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 360 castrações neste ano. Em função do número expressivo de procedimentos, estará disponível por mais 15 dias um novo bloco de cadastramento a fim de zerar a demanda por estas cirurgias.
Por dia são castrados seis animais, sendo que de segunda a quarta-feira os procedimentos são feitos em cães e de quinta a sexta-feira em gatos, sempre no período da manhã.
A médica veterinária, Stella Maria de Paula, responsável pelas cirurgias, reforça que antes do procedimento os proprietários devem deixar os animais por 12 horas em jejum e também levá-los de banho tomado e sem pulgas e carrapatos.
Segundo informações do Centro Veterinário, o local ainda não possui anestesia por ventilação, que é utilizado em cães das raças shitzu e chow chow, o que impossibilita o procedimento nestes animais.
Além das castrações gratuitas para toda a população, o Centro Veterinário realiza outras cirurgias e atendimentos no período da tarde, no entanto, para ter acesso a estes serviços gratuitos é necessário estar inscrito em algum programa social do governo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 99176-6950.