Centro Dia Idoso de Barretos é revitalizado

Encerrando a agenda de inaugurações e reinaugurações da programação de aniversário da Estância Turística de Barretos, a prefeita Paula Lemos entregou, terça-feira (30), a obra de revitalização do Centro Dia Idoso “Maria Vitória Carvalho de Ávila”.

O espaço passou por obras de reforma e melhorias e está preparado para voltar a receber os 50 idosos que, antes do início da pandemia, participavam, durante a semana, de diversas atividades diurnas. A obra, feita com investimento do município, custou R$ 218.867,83 aos cofres públicos.

A prefeita destacou o esforço que fez para providenciar verba para a obra e ressaltou a importância do espaço. “Inauguramos um CCI no bairro Marília, onde as pessoas esperavam há muito tempo, e hoje chegou o dia de estarmos aqui”, afirmou. “O CDI garante tranquilidade para o filho que sai para trabalhar e sabe que sua mãe ou seu pai está sendo acolhido, podendo conviver com outras pessoas”.

Paula lembrou que quando o estado sequer pensava em ter um local desses, ali já era inaugurado o primeiro CCI, na gestão do prefeito Uebe Rezeck; à época, Graça Lemos era secretária de Educação. “Barretos sempre na vanguarda”, enfatizou.

A prefeita se emocionou ao lembrar de seu avô e das lições que as pessoas idosas proporcionam. “Tê-los nesse espaço não vai acrescentar somente para eles, mas a todas as pessoas que vão passar por aqui. O idoso nos ensina muito, com determinação, com cuidado, com o olhar”, disse. Ela ressaltou a importância do espaço de acolhimento a pessoas que tanto colaboraram para a Barretos de hoje, as quais merecem muita gratidão.

A secretária Vitória Saretta lembrou que acompanhou o desenvolvimento do prédio desde quando foi colocado o primeiro tijolo, mas que, quando ela assumiu a secretaria na gestão de Paula Lemos, o estado do prédio era outro. “Fico emocionada ao ver como está hoje, como a Paula possibilitou de estar bonito, limpo”, afirmou. Vitória relatou que, separados desde o início da pandemia, os idosos tiveram um misto de risos e choro ao se reencontrarem, na chegada de volta ao espaço para acompanhar a inauguração; um estado contagiante de emoção.

Convidada para a cerimônia, Silvia Maria de Ávila salientou que neste espaço os idosos são recebidos por pessoas acolhedoras, que oferecem diversas atividades. “Quero agradecer a prefeita Paula Lemos pelo carinho com que tem tratado o patrimônio público. É uma alegria ver que os idosos estão bem acolhidos nesta cidade. O nome de minha mãe não poderia estar em lugar melhor do que este”, afirmou.

Convidado para uma benção, o padre Deonísio Helko aproveitou para destacar a experiência que os idosos transmitem. “A idade avançada é um dom de Deus que deve ser acolhido com gratidão”, leu o padre. Ele concluiu agradecendo a todos que querem o bem da pessoa idosa.

Função do Espaço

O Centro Dia Idoso é uma unidade pública, vinculada à Proteção Social Especial da Assistência, destinada ao atendimento especializado a homens e mulheres a partir de 60 anos com algum grau de dependência de cuidados e/ou companhia. O serviço prestado no CDI visa prevenir o isolamento social, o abandono e acidentes domésticos. No período em que ficam no local, participam de ações e atividades socioeducativas, lúdicas, esportivas, culturais, manuais e de convivência, além de refeições. Destacam-se artesanato, pintura de telas e alongamento voltado para as pessoas idosas. Também são fornecidas orientações aos familiares para fortalecimento de vínculos.

Com a palavra, quem vive o CDI

Benedito José de Souza representou os idosos que frequentam o local. Ele lembrou que nesse espaço eles já fizeram de tudo: artesanato, jogos, atividade física, dança, namoro. Benedito agradeceu a prefeita pelo empenho para que os idosos barretenses recebessem as casas do Programa Vida Longa e pelas outras casas que estão em construção na cidade. “Em pouco tempo de gestão, Paula Lemos já fez muito por Barretos”, afirmou, lembrando dos desafios que a prefeita enfrentou com chuvas fortes e pandemia.

Embalada no som da música raiz, Nerinda Garcia, 68, conta que começou a frequentar o espaço há cerca de 3 anos. “Aqui faço de tudo um pouco: dança, ginástica. Em casa sozinha era muito ruim. No CDI, fiz amizade com todos; com a gente não tem briga”, conta.

Maria Ikeda, 89, conta que frequenta o local há 7 anos. “Faço muita ginástica aqui e gosto de fazer bordado”, destaca.

Francisca de Oliveira há 4 anos passou a deixar o pai no CDI enquanto ela vai trabalhar. “Foi maravilhoso ele vir para cá. Ele se desenvolveu mais, chega em casa bastante animado”, relata. O pai dela, Joaquim Francisco Alves, tem 87 anos.

Maria Batista, coordenadora do CDI conta que durante o isolamento da pandemia foram feitas visitas aos idosos a fim de manter o acolhimento, mas que expectativa para ver o local repaginado para voltar a recebê-los era grande. “Com a graça de Deus, aconteceu o que a gente mais esperava, que foi essa reforma. É muito gratificante, ficou muito bonito”, afirmou.

Do lado de dentro

No início da noite, foi cortada a faixa. Os idosos que frequentam o local e demais barretenses que compareceram a cerimônia puderam entrar no prédio e conferir como ficaram as instalações. A retomada das atividades está sendo planejada pela Secretaria Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

O CDI fica na Avenida C 27 nº 0601 – Bairro Christiano Carvalho. O local tem 11 cômodos, incluindo três salas de artesanato, as salas de estudos para Educação de Jovens e Adultos (EJA), fisioterapia, assistência social, refeitório, cozinha, lavanderia e salão de atividades.

Participaram da cerimônia a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitoria Saretta, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Raul Carlos Paganelli Guimarães, a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Maria da Graça Oliveira Lemos e a coordenadora do CDI, Maria Batista.