Centro de Controle Operacional do SAAE Barretos é referência na região

O Centro de Controle Operacional (CCO) do SAAE Barretos possui infraestrutura tecnológica de última geração que conta com sistemas de telemetria avançados. A telemetria tem sido uma peça-chave na otimização e aprimoramento dos serviços oferecidos à população de Barretos, colocando o município como modelo e referência para outras autarquias da região.

No último dia 12, a autarquia barretense recebeu a visita técnica do SAAE de Passos (MG), com uma equipe composta por quatro servidores. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura administrativa e comercial do SAAE Barretos em busca de melhorias para a autarquia passense, e trocar conhecimentos.

O grupo de visitantes contou com Esmeraldo Pereira Santos – diretor da autarquia, Antônio Sérgio Fernandes da Silva – diretor adjunto, Gabriel Silva Cardoso – gerente administrativo e Edson Martins – gerente financeiro.

A telemetria

A telemetria é uma tecnologia que possibilita a medição e a transmissão remota de dados em tempo real. No contexto do SAAEB, ela desempenha um papel fundamental no monitoramento e controle dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Sensores estrategicamente posicionados nas redes de distribuição e coleta captam informações vitais, como níveis de água.

Esses dados são transmitidos de forma instantânea ao Centro de Controle Operacional, onde uma equipe de profissionais altamente capacitados e especializados pode analisá-los e tomar decisões assertivas de forma ágil. Com a telemetria, é possível identificar problemas de forma proativa, antecipando-se a potenciais falhas e garantindo uma resposta rápida em caso de eventuais intercorrências.

O Centro de Controle Operacional (CCO)

O CCO do SAAE Barretos é uma central inteligente que reúne a expertise humana com a eficiência das soluções tecnológicas mais avançadas. A autarquia barretense é uma das poucas a contarem com essa infraestrutura e, por conta disso, é referência.

O monitoramento constante dos sistemas permite identificar padrões de consumo, analisar tendências e implementar medidas para a utilização mais racional dos recursos hídricos, além de haver o acompanhamento em tempo real das equipes que realizam serviços externo, como reparos de rede de água e esgoto, e das coletas de resíduos e seletiva por meio de GPS.

Além disso, o CCO também possibilita a automatização de processos, otimizando o funcionamento das estações de tratamento e dos sistemas de distribuição, o que se traduz em um atendimento mais ágil e eficiente aos cidadãos de Barretos.

“Nosso Centro de Controle Operacional é uma ferramenta indispensável para aprimorarmos continuamente nossos serviços. Temos recebido a visita de diversas autarquias da região, como a do SAAE Passos, que desejam conhecer de perto nossa infraestrutura e aprender com as melhores práticas implementadas em Barretos desde o início do governo da prefeita Paula Lemos. Estamos empenhados em compartilhar nossas experiências e colaborar com o desenvolvimento conjunto de nossa região”, afirma o superintendente Marcelo Borges.