A cidade de Barretos conta com um local para recuperação de dependentes químicos e álcool, a Casa do Oleiro, que acolhe homens maiores de 18 anos. A comunidade terapêutica tem atualmente 32 assistidos que passam por tratamento psicológico, atividades profissionais, estudam e realizam suas refeições.
De acordo com o coordenador técnico da Casa do Oleiro, André Saba, em função de um convênio com a Prefeitura de Barretos, a entidade tem a capacidade para atender 35 pacientes locais.
O local coleciona muitas histórias entre seus assistidos. É o caso de Cícero Pedro Ribeiro, de 28 anos, que foi dependente químico por 10 anos. Há pouco mais de dois meses na entidade, ele tem suas esperanças renovadas, com foco na família e acreditando que logo poderá ter com contato com sua filha bebê.
Júlio Sivieri Martins, de 26 anos, diz que encontrou nesta oportunidade a chance de ter a sua rotina de volta com a família. Ele se envolveu com a dependência química ainda na adolescência.
Quem deseja sair da dependência química ou do álcool e que seja morador em Barretos, para fazer um tratamento de seis meses na Casa do Oleiro precisa seguir alguns protocolos, como encaminhamento do Ambulatório da Saúde Mental ou UBS e entrar em contato com a entidade.
A Casa do Oleiro Comunidade Terapêutica está localizada na Rodovia Assis Chateaubriand (km 84,5). Mais informações sobre internações podem ser obtidas pelos telefones (17) 4101-0066 ou 3322-1597.