O prefeito em exercício da Estância Turística de Barretos, Dr. Gustavo Sasdelli, acompanhou na manhã desta terça-feira, 12/07, o início das aulas do curso de corte e costura. A capacitação acontece na Carreta do Via Rápida – estacionada em frente ao Recinto Paulo de Lima Corrêa – com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.
“Quero parabenizar vocês pela presença aqui hoje. É muito importante essa parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico municipal, a do Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Recebemos a demanda nesta área e temos a felicidade de oferecer a vocês esse aperfeiçoamento. A gente quer ver o crescimento de todos vocês, para cada vez mais melhorar a nossa cidade”, disse Sasdelli.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, explicou que o curso veio para atender a demanda do empresariado do ramo de confecções na busca de mão de obra qualificada. “Foi uma grande pesquisa junto com o Sebrae, com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a Prefeitura municipal. Trazer a carreta com uma estrutura dessas não é fácil, mas graças a Deus conseguimos ainda neste ano”, disse.
Novas oportunidades e geração de renda
A dona de casa Renata Gomes Dias contou que já tem uma noção e que o gosto pela costura teve influência da avó. “Eu faço costura para fora, faço barra, coloco zíper, mas nunca consegui cobrar o certo. Aí minha filha me colocou no curso, para eu me aprimorar também”, explicou.
Olinda Felipe é doméstica e também se arrisca no básico, segundo ela. “Eu procuro aprender muito, passar para outras pessoas o que eu gosto de fazer e tentar fazer o melhor para os meus clientes”, disse. Olinda contou que pretende seguir nessa carreira e que vai agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Ela também agradeceu à prefeita Paula Lemos. “A gente não tem condições de pagar por um curso desses, então tem mais é que agradecer”, disse.
Falta de mão de obra qualificada
Osvaldo Aparecido Pereira, que é proprietário da Amigos Confecções e irá ministrar as aulas de corte e costura, contou que esta é uma oportunidade única, pois há falta de profissionais na cidade. Ele também disse que espera transmitir sua experiência aos alunos. “Eu espero, com a experiência que eu tenho no ramo há 22 anos, poder passar o princípio do aprendizado para elas. O restante vai vir com evolução, com o tempo”, afirmou.
Parceria com empresas do ramo
O empresário Edson Mendes Camilo Júnior, da Donavera Uniformes agradeceu à prefeitura e ao Sebrae pela oportunidade de participar do projeto. “Quero parabenizar também pelo comprometimento, tentem tirar o máximo possível. É um seguimento que pede uma demanda muito alta e está sempre crescendo muito, então bons profissionais são sempre bem-vindos”, disse dirigindo-se aos alunos. A empresária Juliana Lopes Girardi Minuncio, da Romipô Uniformes, também esteve presente na aula inaugural.
O curso é gratuito, tem duração de 80h e coordenação pedagógica de Juliana Correia. Os concluintes também receberão uma bolsa-auxílio de R$ 210,00, desde que cumpram 75% de frequência.
A Diretora Regional de Desenvolvimento Econômico do Estado, Natália Rick, e o representante do Sebrae, Marco Aurélio Tiodolino, participaram do ato