A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conclui na próxima terça-feira, dia 14, a Campanha de Multivacinação. A campanha, vigente desde o início de outubro, foi estendida para a primeira quinzena de novembro em todas as cidades paulistas conforme orientação do Governo do Estado. Em Barretos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão vacinando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Balanço divulgado pela SMS nesta quinta-feira, dia 9, aponta que 6.591 doses de vacina foram aplicadas entre o início da campanha, em 2 de outubro, e 1º de novembro.
Vacinas contra diversas doenças
“Entre as doses aplicadas, 5.570 foram de vacinas do calendário regular, a partir da conferência na carteirinha realizada pelos profissionais da sala de vacina”, destaca a chefe da Vigilância Epidemiológica, Manuela Theodoro Ribeiro.
Dessas, 4.288 doses foram em bebês, crianças e adolescentes de até 14 anos, que são o principal público da campanha. “Portanto, mais de 1.200 doses foram em pessoas com 15 anos ou mais, incluindo adultos e pessoas idosas que também já estavam com vacinas para ser tomadas de novo. Por isso, é tão importante que pessoas de todas as idades compareçam à sala de vacina da UBS mais próxima. É simples, é gratuito. O profissional de enfermagem passa a informação de maneira clara e então, se já for a hora e você estiver de acordo, já sai dali com a vacina em dia”, ressalta a chefe da Vigilância.
Na campanha de multivacinação, são conferidas ‘carteirinhas de vacinação’ de pessoas de todas as idades e aplicadas vacinas contra poliomielite (paralisia infantil), varicela (catapora), meningite, febre amarela; a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), BGC (contra tuberculose), além da vacina contra HPV para a faixa etária em que é indicada.
Vacina contra Covid-19 também está disponível
Nesse mesmo período, 1.021 pessoas aproveitaram para colocar em dia a proteção contra a Covid-19 nas UBSs do município.
Perigo da vacinação em queda
Assim como em outras localidades do País, desde 2016 vem caindo em Barretos o número de com a ‘carteirinha de vacinação’ em dia, sendo alarmante o número de crianças que estão desprotegidas de doenças como sarampo, meningite, entre outras. “Reforçamos à população que deixar para depois pode ser perigoso. As salas de vacina estão abertas oito horas por dia. Encontre o melhor horário e compareça a uma UBS”, ressaltou Manuela.
Durante a campanha, para as crianças são fornecidos certificado de coragem e adesivo de que estão protegidas.