Idealizado dentro do Programa de Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente da Prefeitura de Barretos, o Centro de Controle Operacional Integrado e Inteligente (CCO) “Cláudio Bortolo” reforçou o sistema de segurança pública do município com a utilização de 63 câmeras que fazem o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, 24 horas por dia. O projeto prevê um total de 84.
Desde a sua inauguração, em julho deste ano, o CCO tem auxiliado o trabalho das forças de segurança, para ajudar a elucidar e evitar crimes em Barretos. Na madrugada desta segunda-feira, 21 de outubro, um suspeito de furto foi localizado e capturado com ajuda de uma das câmeras da Secretária Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil.
“Por volta da meia-noite, a Polícia Militar nos informou que havia acabado de ocorrer uma tentativa de furto de veículo na região central, na Avenida 19. Em fuga, o suspeito virou a Avenida 17 e o nosso operador de câmera, aqui no CCO, conseguiu flagrar e detectar o indivíduo, que já é conhecido nos meios policiais pela prática de furto e roubo na cidade. Houve o retorno para a PM, uma das viaturas foi até o local e o indivíduo foi detido e conduzido até o plantão policial, onde o delegado, Dr. Edson Winning, ratificou a prisão em flagrante, mantendo-o à disposição da Justiça”, explicou o secretário responsável pela pasta, Edson Costa.
O CCO possui tecnologia de ponta com câmeras modernas, de alta resolução e longo alcance, que conseguem detectar placas de veículos em movimento.
“Esse é um daqueles momentos em que a gente entende o propósito de Deus ter nos colocado na prefeitura. É sobre deixar legados e o legado de segurança, com a Atividade Delegada, com o nosso CCO Cláudio Bortolo, que já vemos os resultados. E isso permanecerá nos próximos anos. Tenho certeza que o Odair vai permanecer com esse projeto de monitoramento na nossa cidade, que dará mais segurança e proteção para cada barretense”, comentou a Prefeita Paula Lemos.
O CCO fica na Avenida Aerostato, esquina com a Avenida Professor Roberto Frade Monte, no bairro Rios.
“Hoje o indivíduo tem que pensar duas vezes antes de cometer um crime aqui na cidade de Barretos, porque nós temos diversas câmeras instaladas em pontos estratégicos, não somente no centro da cidade, mas também nas diversas saídas e entradas de Barretos, que vão dificultar o trabalho dos criminosos”, concluiu Costa.