Na próxima segunda-feira (07 de agosto), o Espaço Cultural Dr. Matinas Suzuki, localizado no interior da Câmara, recebe a exposição “Ipês do Chão Preto” , em comemoração ao mês de aniversário da cidade.
A mostra reúne 29 obras de arte, pintadas por 11 artistas locais, que ilustram as floradas dos ipês rosa, amarelo e branco na cidade de Barretos.
As produções foram iniciadas em junho/22 e os artistas tiveram liberdade para escolher quais árvores ipês iriam retratar nas telas. Alguns pintaram analisando fotografias e outros foram até o local observar pessoalmente as floradas, como nas imagens abaixo.
As floradas puderam ser apreciadas em diversos pontos da cidade, havendo cenas das três florações (rosa, amarelo e branco), em concomitância.
A exposição tem a curadoria da artista plástica, Conceição Borges, com participação de Angela Ortiz, Bruno Pereira, Dorinha Vitali, Jussara Helena, Leonor Girardi, Luzia Madalena, Marcos Diamantino, Rute Meneghelo, Shirley Pignanelli e Wilson Cassi.
LEGISLAÇÃO SOBRE O IPÊ EM BARRETOS
O Ipê amarelo é considerado a árvore símbolo da cidade de Barretos, estabelecido pelo Decreto Municipal nº 5.771 / 2004, de autoria do ex-Prefeito Uebe Rezek, ainda em vigor.
A flor também está presente na Faixa Prefeital, distintitivo oficial utilizado para empossar os chefes do Poder Executivo em Barretos. De acordo com a Lei Municipal nº 4.744, de autoria da Mesa Diretora da Câmara em 2012, a faixa terá “ao centro dela um broche de metal dourado em formato de flor de ipê, o qual suportará uma medalha de metal dourado com o escudo municipal gravado em seu anverso”.
NO BRASIL
Por serem comuns em várias regiões do País, em 27 de setembro de 1961, foi apresentada a proposta do Projeto de Lei Federal 3380/1961 que declara o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, árvore e flor nacionais. No entanto, o projeto foi arquivado. Em 7 de dezembro de 1978, somente o pau-brasil foi declarado árvore nacional por meio da Lei nº 6607.
Houve outras tentativas de estabelecer o ipê-amarelo como a flor nacional com os Projeto de Lei Federal 2293/1974 e 882/1975, mas as duas propostas foram arquivadas na Câmara dos Deputados.
A exposição terá início na segunda-feira (07/ago), às 18h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Facebook e Youtube e permanecerá aberta ao público de forma gratuita durante todo o mês de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nas noites em que ocorrem eventos da Câmara (Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Solenidades).
SERVIÇO:
Exposição: “Ipês do Chão Preto”, em observação às floradas do ipê, considerada a árvore símbolo da cidade de Barretos.
Local: Espaço Cultural “Dr. Matinas Suzuki”, no prédio da Câmara Municipal.
Data: de 07 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e no período noturno nos dias de Sessões e Audiências Públicas
Agradecimentos ao Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), que emprestou painéis à Câmara para que a exposição pudesse ser realizada.
ENTRADA GRATUITA