O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente no Brasil em 14 de março. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os animais, sejam domésticos ou selvagens.
No entanto, em Barretos, na semana em que se comemora a data, mais registros de maus tratos em cães foram registrados. Desta vez, a vítima foi uma cadela de cor preta, agredida a golpe de podão na Rua Amaral de Barros, no Distrito Industrial I.
No local, dois cães recebem cuidados dos moradores e funcionários das empresas das proximidades num abrigo improvisado.
De acordo com integrantes de um grupo de proteção de animais, já existem pistas de quem provocou o ferimento que foram levadas à Polícia Militar Ambiental.
De acordo com a protetora de animais, Rosário Nóris, a cadela machucada e o outro cão foram recolhidos para um abrigo temporário. “A fêmea passou por cirurgia e se recupera do ferimento. O golpe de podão provocou um corte de 13 centímetros”, explicou.
O local onde ocorreu o crime também foi visitado pelo advogado Edson Tomoda, membro da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/Barretos, que está dando suporte no caso.