A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio varejista do Brasil, com previsão de recorde de faturamento para 2022, além de algumas novidades. Evento que caiu no gosto do brasileiro, ainda gera insegurança e é preciso que o consumidor se atualize e fique atento para não cair em pegadinhas ou golpes e tirar melhor proveito da data.
Segundo um levantamento realizado pela Conversion, 96% dos consumidores online pretendem aproveitar a Black Friday para comprar em 2022. A palavra de ordem para os grandes varejistas é antecipar estratégias para garantir um maior volume de vendas e adesão de novos clientes, tanto é que a maioria dos sites já estão com temas personalizados para a Black November, nome dado a campanha, que estende o período da Black Friday para todo o mês de novembro.
Outro fator por trás das estratégias de antecipação é a Copa do Mundo, que conflita com a data e alavancou o interesse por Smart TV’s e eletrônicos em geral no período, sendo então necessário criar oportunidades para atrair esses clientes, antes mesmo da Black Friday.
O consumidor aproveitará melhor a Black Friday se ficar de olho nas promoções, desde já. Não espere para comprar em 25 de novembro, pois talvez o item que você queira não entre em promoção na data, mas pode entrar no famoso “esquenta” ou “ofertas antecipadas”.
Falamos com Alessandro Fontes, co-fundador da Reduza que listou dicas e estratégias para economizar mais e não cair em golpes na data mais esperada do ano por consumidores online
Compare preços e frete
Utilize as ferramentas do mercado para comparar o preço entre diferentes lojas antes de fechar sua compra. Mas fique atento: alguns comparadores só mostram o valor à vista do item e você precisa comparar os preços nas diferentes formas de pagamento, além de calcular o valor da entrega para sua região, pois o que importa é o preço final da sua compra, considerando o valor do frete. Na maioria das vezes a loja que tem o melhor preço à vista não oferece o melhor preço parcelado e o valor do frete pode variar em até 400% entre lojas.
A plataforma Black ou Fraude criada pelo comparador de preços Reduza em parceria com o Site Confiável, ajuda consumidores a verificarem preços de ofertas encontradas durante a Black Friday. Basta colar o link do produto, que a plataforma faz uma análise em tempo real.
Veja o histórico de preço do produto
Além de comparar o preço entre diferentes lojas, é fundamental que o consumidor saiba o histórico de preço do item no qual pretende comprar. Ter informações dos últimos 30 a 90 dias ajuda o consumidor a identificar uma boa oportunidade de compra e também escapar de falsas ofertas. Lembrando que outros fatores de mercado podem influenciar na precificação de algumas categorias, como por exemplo:
- Lançamento de um modelo novo, principalmente com relação a smartphones;
- Queda recente no preço de eletrônicos, impulsionada pela queda nos custos de chips e redução no IPI na categoria;
Compre em sites confiáveis
Uma pesquisa recente da Conversion destacou que 75% dos consumidores têm medo de golpes ou fraudes durante a Black Friday, justificado pela crescente no número de registros de golpes nos últimos anos. É importante que o consumidor tenha muita cautela para não ficar no prejuízo:
- Evite sites desconhecidos;
- Desconfie de produtos muito baratos;
- Consulte a reputação da empresa;
- Consulte o tempo de registro de domínio;
- Por mais que tenha certeza que esteja comprando de um site popular, tenha cuidado, pois é muito comum golpes onde lojas populares são clonadas e divulgadas através de domínios similares, mudando apenas algumas letras para fazer com que a vítima acredite que está comprando no site oficial.
- A plataforma Site Confiável busca várias informações sobre qualquer link, de um jeito simples e rápido e ajuda os consumidores a identificarem possíveis fraudes. Antes de finalizar sua compra na Black Friday, consulte e proteja-se.
Dicas para economizar mais
Encontrou o melhor preço? Você pode economizar ainda mais através das dicas abaixo:
- Fique de olho nas formas de pagamento, você pode economizar até 20% pagando à vista com boleto, pix e até com cartões de créditos exclusivos das lojas;
- Ganhe cashback. Algumas lojas oferecem cashbacks, que é a prática de devolver parte do valor da compra para o consumidor, como forma de estímulo para a compra e estratégia de fidelização. O Ame da Americanas já devolveu em algumas promoções até 70% do valor de produtos;
- Use testadores de cupons e economize até 30% em produtos que já estão com preços de Black Friday. Essas ferramentas testam todos os cupons disponibilizados pelas lojas em menos de 1 minuto. Você economiza tempo e dinheiro;
- Compre junto e economize no frete. Itens que tem um valor agregado menor, geralmente não possuem entrega gratuita. Mas você pode se juntar com vizinhos e amigos para comprar mais itens e bater o valor mínimo para frete grátis da loja ou dividir o custo da entrega. Isso se aplica principalmente a categoria de mercado.
Onde encontrar as melhores promoções?
Em meio a tanta informação e anúncios no mês de novembro, o consumidor fica literalmente perdido e não sabe onde buscar as melhores oportunidades de compras. Primeiramente é fundamental entender o perfil de compra do consumidor: se você já sabe exatamente o que deseja comprar e não pretende comprar nada além disso, foque sua atenção nos sites das lojas e utilize ferramentas que façam alertas de quedas de preços.
Mas se você gosta de aproveitar oportunidades, existem vários canais para monitorar e ser avisado a tempo, pois geralmente ofertas muito agressivas duram poucos minutos;
- Cadastre seu e-mail nas lojas para receber ofertas de e-mail. As lojas sempre priorizam as melhores promoções para suas bases de clientes;
- Tem preferência por alguma loja específica e não quer perder as promoções desta loja? Baixe o aplicativo e fique de olho nas notificações;
- Comunidades e fóruns são sites onde os próprios consumidores compartilham ofertas e descontos que encontraram para ajudar outras pessoas que também queiram comprar aqueles itens;
- Grupos de promoções de WhatsApp e Telegram: Segundo pesquisa Mobile Time, 99% dos(as) brasileiros(as) usam o WhatsApp, e já que estamos conectados por lá a todo momento, seremos os primeiros a saber das melhores ofertas que geralmente são selecionadas pelas equipes de sites de promoções e enviadas nos grupos ou canais do Telegram.