Barretos terá Polo de Empregabilidade Inclusiva

A Estância Turística de Barretos terá um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). A informação foi confirmada ao Chefe de Gabinete da prefeitura, Itamar Alves, pela assessora técnica da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda S. Ferreira, e pela Diretora Regional de Desenvolvimento Econômico do Estado, Natália Rick, em reunião na última sexta-feira, 13 de janeiro.

O PEI integra o programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, com objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo cursos de qualificação técnica e empreendedora, e suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inserção e manutenção destes profissionais no ambiente corporativo. “Este programa de geração de emprego e renda visa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com a busca ativa de candidatos e suporte às empresas”, afirmou Natalia Rick.

Programa Incluir

Com o PEI, Barretos avança ainda mais para tornar-se uma cidade mais inclusiva. Em maio do ano passado, a prefeitura lançou, dentro das atividades do “Barretos, terra de oportunidades”, o Programa Incluir. Voltado à empregabilidade inclusiva, a iniciativa inédita tem como agente capacitador o Serviço Social da Indústria (SESI), que já capacitou dezenas de pessoas com deficiência e treinou empresas para receber estes profissionais.

Dados locais

De acordo com a estimativa do Censo 2021, a população de pessoas com deficiência em Barretos era de 11.798 habitantes. Deste total, 5.893 estariam em idade produtiva. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2020, somente 338 estavam empregadas.

O polo funcionará junto ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no Poupatempo, localizado nas dependências do North Shopping Barretos. A data de inauguração ainda não foi definida.

A reunião contou ainda com a presença de Thamyres Pimenta, coordenadora do Polo de Empregabilidade Inclusiva pelo Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, organização social que opera o programa em Barretos, e do chefe de gabinete José Rodrigues Araújo, representando a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno.