Barretos tem salto relevante de qualidade na educação básica entre municípios brasileiros, de acordo com Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador da qualidade do ensino fundamental e médio no país, divulgado em agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, revelou importantes avanços na educação de Barretos. O município melhorou na aprendizagem escolar e na taxa de aprovação dos alunos. Em 2023, o resultado alcançado foi de 7,2. Em relação a 2019, o aumento foi de 0,5 ponto. Ao comparar com 2021, obteve alta de 1,0 ponto.

Mozart Neves, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP de Ribeirão Preto, avalia o resultado da cidade paulista. “O advento da pandemia produziu uma queda importante no aprendizado escolar, que se refletiu nos resultados de 2019 para 2021. O país iniciou uma grande cruzada pela recomposição da aprendizagem que deveria se refletir nos resultados de 2023. De fato, a maioria dos municípios brasileiros melhorou em relação a 2021, mas não em relação a 2019, ou seja, ficando abaixo daquele de antes da pandemia. Em Barretos, a situação foi diferente”.

Os dados oficiais apontam que os resultados de aprendizagem de 2023 ultrapassaram aqueles de 2019 na cidade do interior paulista. Enquanto os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 em língua portuguesa e em matemática foram de 235,00 e 251,22 pontos, em 2023,  Barretos chegou a 240,48 e 257,81 pontos, respectivamente. Isso equivale de 6 a 8 meses a mais de aprendizagem. Houve também uma melhora na taxa de aprovação: enquanto em 2019 foi de 95%, em 2023 saltou para 99%.

Mas, o que fez esse município de pouco mais de 122 mil habitantes com um PIB per capita de R$ 48 mil, localizado na mesorregião de Ribeirão Preto, norte de São Paulo, ter um avanço tão significativo na educação, seja comparando com os resultados do estado de São Paulo, ou mesmo com aqueles nacionais? Para se ter uma ideia, enquanto a rede pública de São Paulo alcançou um Ideb de 6,2, Barretos, como vimos, alcançou 7,2 para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados do SAEB de São Paulo ficaram, em média, 20 pontos abaixo. Isso equivale a 1 ano a menos de aprendizagem.

“Esses resultados mostram o salto extraordinário na educação de Barretos, tanto na aprendizagem como no fluxo escolar. O município se torna assim uma espécie de bússola a ser seguida pelos demais municípios brasileiros, além daqueles do estado de São Paulo”, explica Mozart.

Entre os municípios brasileiros de porte semelhante, entre 100 e 200 mil habitantes, o crescimento de um ponto no Ideb de 2021 para 2023 coloca Barretos na primeira posição, junto com Campo Largo (PR), que foi de 5,9 em 2021 para 6,9 em 2023, e Patos (PB), de 5,0 em 2021 para 6,0 em 2023. No entanto, Barretos já partia de um valor mais alto em 2021, o que torna o desafio de crescimento ainda mais representativo.

Os caminhos para o sucesso

Jéssica Maria dos Santos, Secretária de Educação de Barretos, destaca os principais pontos de atuação da gestão pública. “O compromisso da rede de ensino com busca ativa escolar, formação dos profissionais da educação, com programas de formação com a oferta de bolsa de estudos, programação de recuperação de aprendizagem, material didático de qualidade, monitoramento e um planejamento estratégico com foco em evidências, são algumas das razões que nos fizeram alcançar esse resultado significativo que nos enche de orgulho”.

Dentre as políticas educacionais adotadas pelo município de Barretos, destaca-se aquela relativa ao desenvolvimento de competências socioemocionais na perspectiva de uma educação integral para professores, estudantes e famílias. Isso vem ocorrendo mediante o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, empresa que atua no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada.

A iniciativa empregada na rede municipal é uma metodologia baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos da metodologia com ações intencionais. Os conteúdos são alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Atua como complemento ao sistema de ensino, em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores. Para ministrar as aulas, os professores da rede municipal passaram por um processo de formação, treinamento e certificação.

Sobre a Mind Lab

A Mind Lab existe para transformar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergias entre projetos que contribuem para reduzir as desigualdades educacionais e tirar famílias da linha da pobreza. Educar para o futuro e resolver os débitos do passado é a nossa missão.

Por meio do Programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio com propósitos de transformação social voltadas para a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Mind Lab já impactou mais de 16 milhões de pessoas. O MenteInovadora desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 210 mil professores em 17 Estados brasileiros, enquanto a eduK alcançou mais de 9 milhões de pessoas.