Barretos tem 74 novos casos de Covid-19 em 24 horas; quem estiver com sintomas de gripe deve procurar uma UBS

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população de Barretos para que procure uma Unidade Básica de Saúde (postinho) se estiver com sintomas respiratórios leves ou gripais. As UBSs e ESFs atendem das 7h às 17h de segunda a sexta.

As Unidades dos bairros Marília e Barretos 2 atendem também no período noturno até as 23h. Após as 23 horas e aos finais de semana e feriados as pessoas devem se dirigir à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que funciona 24 horas todos os dias.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, essa orientação tem como objetivo desafogar a UPA para que sejam atendidos na unidade os casos de urgência e emergência que não sejam sintomas gripais.

“Na UPA há uma classificação de urgência de cada atendimento. Ou seja, se uma pessoa está estável e apenas reclamando sintomas de gripe, ela pode demorar mais para ser atendida, já que a prioridade será dada aos casos mais graves. Esse entendimento é importante porque muita gente está ficando horas aguardando na fila da UPA sendo que poderia ser atendida com mais rapidez nos postinhos”, explica.

GRIPE E COVID-19

Como tem ocorrido em municípios da região, Barretos também está com uma alta nos casos de sintomas gripais, tanto pelo vírus Influenza quanto pelo vírus da Covid-19. O boletim diário divulgado pela Prefeitura em 5 de janeiro traz um acréscimo de quase 500 pessoas com sintomas gripais, sendo que desses 74 testaram positivo para a Covid-19.
 “Nós, do poder público, estamos monitorando todos os dados e tomaremos as medidas necessárias para que a população seja devidamente atendida”, afirma o secretário.