Barretos sedia 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) da Estância Turística de Barretos promoveu nesta quinta-feira, 15 de maio, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado na Fundação Lugar de Viver Feliz (LVF), reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes de organizações da sociedade civil, profissionais da área e pessoas idosas.

“Barretos é uma cidade privilegiada, pois nós temos instituições extremamente sérias. Quando visitamos estas instituições, percebemos a alegria no semblante das pessoas, pelo acolhimento e amor que é dedicado a elas. Hoje vocês vão discutir, vão nos orientar e nós vamos colocar em prática. Podem contar com o Odair. Nós nos colocamos à disposição de Barretos para cumprir esta missão e fazer o que tem que ser feito”, destacou o prefeito Odair Silva.

O presidente do CMI, Anderson de Souza Alves, parabenizou os Assistentes Sociais presentes pelo seu dia e falou a atuação do conselho na cidade. “Parabéns às assistentes sociais do município de Barretos, sou um grande admirador de todo o trabalho de vocês. Nosso Conselho é bem atuante e hoje nós vamos discutir os próximos passos das políticas públicas voltadas ao idoso, ouvindo nossos usuários, nossos parceiros, o poder público e também as entidades”, disse.

Juliana Adão, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, reforçou que para que as políticas públicas sejam efetivas é preciso ouvir quem realmente precisa delas. “É muito importante que a gente ouça quem vive e o que está acontecendo. Eu não posso falar das dores da pessoa idosa, enquanto ainda não sou uma pessoa idosa. Que hoje a gente possa falar das nossas verdades e das nossas lutas. A assistência social tem que estar onde há ausência de direitos e nós estamos aqui para isso, para garantir direitos”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal, Luis Paulo Vieira, o Lupa, representou todos os vereadores durante a solenidade. Lupa também é fisioterapeuta e trabalha com pessoas idosas desde o início de sua carreira. “Fiz questão de estar aqui presente pela importância desta Conferência. Aqui serão designados os trabalhos que serão feitos ao longo do ano e discutidas políticas públicas que são voltadas a vocês”, disse.

Antes do início dos trabalhos técnicos, uma apresentação especial do Coral do Céu das Artes emocionou os participantes com canções como “Beijinho Doce”, “Faz um milagre em mim” e “Como é grande o meu amor por você”. O coral é formado por mulheres idosas sob o comando do músico e coordenador do Céu das Artes, Diogo Silva.

Dando continuidade à programação, o Prof. Mestre Jeverson Mauro Zanutto ministrou uma palestra magna com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Em seguida os grupos de trabalho debateram os eixos temáticos e apresentaram as propostas levantadas para deliberação em plenária. Na oportunidade também foram eleitas as delegadas que representarão Barretos na Conferência Estadual: Vanilda Alves Ribeiro da Silva (CRAS-3) e Helena Maria Ramos (CRAS-2).

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roselaine Silva, o chefe de gabinete da prefeitura, Jhonatha Silva, o presidente da Fundação LVF, Coronel Carlos Antônio Alves da Silva, e os vereadores Juninho Bandeira e Bodão da Construção, também participaram do evento.