Teve início nesta quinta-feira, 18 de abril, no IFSP, o 6° Treinamento Preparatório para a Operação São Paulo Sem Fogo 2024 para capacitar as 19 cidades da Região de Barretos a atuarem preventivamente durante o período de estiagem. A oficina é promovida pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, Defesa Civil de Barretos e o 9° Grupamento de Bombeiros.
Os dois dias de capacitação contarão com instruções técnicas e práticas e um dos objetivos é a formação de brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal. “Teremos também a questão da saúde pública para aqueles que atuam no combate e para a população em geral que é acometida. No segundo dia, nós temos um treinamento prático com o Corpo de Bombeiros, que ensinarão técnicas de combate a incêndios em vegetação”, explicou a Cap. PM Lidiara Beatriz Kurachi Lenarduzzi, Chefe da Divisão de Preparação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
A prefeita Paula Lemos participou da abertura do evento e agradeceu à Defesa Civil por todo apoio recebido pela cidade na ocasião das fortes chuvas do dia 6 de janeiro de 2022. “A Defesa Civil foi de fundamental importância, junto com os nossos agentes de segurança, para que a gente pudesse restabelecer a ordem na nossa cidade”, disse.
Rogério Valverde, secretário de Segurança Pública de Bebedouro, destacou a importância de ações como esta. “A amplitude de atuação da Defesa Civil é muito grande e, portanto, treinamentos como esse são de extrema importância para que a gente tenha realmente agentes capacitados para lidar com todas as adversidades”, comentou.
O 1º Ten. PM João Paulo Bortholin, Comandante do Corpo de Bombeiros, o 1º Ten. PM Ricardo Henrique da Silva, Comandante da Polícia Militar Ambiental, os secretários municipais de Ordem Pública e Defesa Civil, Ten. Edson Costa, e de Obras e Serviços Urbanos, Fernando Fernandes, o superintendente do SAAEB, Marcelo Borges, e a Profa. Dra. Juliana de Carvalho Pimenta, Diretora Geral do IFSP, também compuseram a mesa de autoridades.