A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira, 13, a campanha de vacinação contra a Febre Amarela. A Secretaria de Estado de Saúde orientou Barretos e outros municípios da região a ampliarem os esforços para proteger a população que não está com a vacina em dia, uma vez que o vírus foi confirmado em um primata em Colina. Nesta quarta-feira, 12, os coordenadores das UBSs participaram de uma reunião, em que foram reforçadas todas as informações para o início da campanha.
Para se ter certeza se a vacina está em dia ou se precisa se vacinar, pessoas de todas as idades devem procurar, no período de 13 a 21 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, uma das unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade das 8 às 16h ou o Novo Postão das 8 às 12h. Em 22 de fevereiro, no Dia D, as 15 UBSs da zona urbana com sala de vacina também estarão abertas, das 8 às 16h, para conferir carteirinha e aplicar a vacina da febre amarela, caso desatualizada, e outras que não estejam em dia.
Vacinação na zona rural
Moradores da zona rural devem entrar em contato com o agente de saúde da sua região, a partir desta quinta-feira, 13, ou procurar a UBS para que a carteirinha seja verificada. Os que precisarem tomar a vacina deverão comparecer para a ação de vacinação que será realizada, das 9 às 13h, na UBS de Ibitu nos dias 25 e 26 (terça e quarta-feira) e na UBS de Alberto Moreira em 27 e 28 (quinta e sexta-feira). Caso prefiram, também podem se vacinar nas unidades da cidade a partir desta quinta-feira, 13, ou no Dia D do sábado 22.
Quem deve tomar a vacina?
É importante que pessoas de todas as idades estejam protegidas, por isso que os profissionais verificam cada carteirinha. O vírus está circulando no estado e já provocou a morte de cinco pessoas que não estavam vacinadas. Vale lembrar que a proteção é eficiente apenas 10 dias depois da vacinação, portanto, pessoas que pretendem viajar, especialmente no carnaval, devem procurar logo uma UBS para conferir a carteirinha.
Neste momento, para a região de Barretos, o Estado orientou que bebês de 6 a 8 meses também devem receber a vacina. Além disso, está mantida a vacinação habitual contra a febre amarela:
* Bebês de 9 meses devem receber uma dose e todas as crianças que estejam com essa dose em atraso.
* Crianças de 4 anos devem receber a segunda dose da vacina.
* Crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos que não receberam as duas doses antes dos 5 anos de idade e também não receberam a dose única depois dessa idade devem se vacinar.
Portanto, para ter certeza se precisa tomar vacina ou não, a recomendação é procurar uma UBS para que um profissional confira a carteirinha. Caso a pessoa tenha perdido essa carteirinha, será feita uma busca no sistema. Havendo necessidade, a vacina será aplicada. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes e pessoas com alergia severa a ovo devem passar por avaliação médica antes dessa vacinação.
Não se deve matar macacos
A Prefeitura reforça que a doença contra a febre amarela é transmitida por mosquitos. Os macacos também são vítimas da febre amarela. Agredir macacos ou outros animais é crime e denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone e WhatsApp: (17) 3612-2100.
Como proceder se encontrar um macaco morto
Se você tiver informações sobre algum macaco morto, na cidade ou na zona rural, deve informar a Ouvidoria Municipal – (17) 3612-2100 – para que seja investigado se o animal está contaminado por febre amarela. Até o momento, foram encontrados 27 macacos contaminados no estado, um deles em Colina.