Na manhã desta segunda-feira (11), a prefeita Paula Lemos, junto do secretário de Turismo, Cuiabano Lima e de Carlos Leal, consultor de turismo, participou de uma videoconferência com membros da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, onde puderam alinhar todas as questões sobre a participação de Barretos em um ranqueamento que possibilitará a mudança de sua classificação de MIT (Município de Interesse Turístico) para Estância Turística.
Durante a reunião, foi confirmado o recebimento de toda documentação necessária já encaminhada para a análise técnica e, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o município de Barretos teria atendido a todos os itens e prazos, e que agora deve aguardar pela divulgação da classificação.
“Quando esta conquista se confirmar, a cidade poderá receber recursos volumosos e poderemos implantar várias ações turísticas que fomentarão emprego e renda para as pessoas”, destacou Paula.
Estância turística é um título concedido pelo Governo do Estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Devem dispor de infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.