Barretos organiza mutirão de cirurgias eletivas

O secretário de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, Kleber Rosa, participou na tarde de quinta-feira, 23/6, de reunião no Departamento Regional de Saúde (DRS) para discutir sobre o mutirão de cirurgias eletivas que será realizado no município. A estimativa é que nesse mutirão aproximadamente 450 cirurgias eletivas sejam realizadas na cidade, pelo prestador de serviço.

“Em Barretos, essas cirurgias serão custeadas através do Fundo Municipal de Saúde, que vai gerir os valores recebidos do Governo do Estado para o mutirão e efetuar o pagamento ao prestador de serviço, conforme as cirurgias forem sendo realizadas”, afirmou Kleber. Na cidade, o prestador de serviço será a Santa Casa, que se disponibilizou a realizar 22 tipos de cirurgias previstas no mutirão. Os pacientes que vão passar por essas cirurgias já têm solicitação médica para a realização e estão na fila de espera.

O mutirão de cirurgias foi anunciado pelo Governo do Estado em maio para atender a fila de mais de 500 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação (Cross) que aguardam para ser realizadas em todo o estado. A estratégia, com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde. São em 7 especialidades: aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. O Governo do Estado estima que, sem as ações do mutirão, São Paulo levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida.

Para a realização das cirurgias no mutirão, uma das estratégias do Governo do Estado é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde para os 54 procedimentos nos serviços municipais, filantrópicos e santas casas no Estado de São Paulo. Assim, cada hospital receberá o dobro da tabela por cirurgia realizada. Segundo o Governo do Estado, as unidades também receberão um valor adicional para a realização das consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos.

Conforme o governo estadual, essa remuneração diferenciada na rede pública vale em todo o Estado desde 1º de junho, com investimento de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual. Todos os procedimentos realizados pela rede a partir desta data serão remunerados com o dobro da tabela SUS. O recurso é um incentivo para a retomada dos procedimentos na rede pública e para que os hospitais tenham condições de até triplicar sua capacidade cirúrgica.

Dentro do mutirão na Estância Turística de Barretos, as seguintes cirurgias poderão ser realizadas na Santa Casa:

FISTULECTOMIA / FISTULOTOMIA ANAL
COLECISTECTOMIA
COLECISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA
HERNIOPLASTIA EPIGASTRICA
HERNIOPLASTIA INGUINAL (BILATERAL)
HERNIOPLASTIA INGUINAL / CRURAL (UNILATERAL)
HERNIOPLASTIA RECIDIVANTE
REPARO DE ROTURA DO MANGUITO ROTADOR (INCLUI PROCEDIMENTOS DESCOMPRESSIVOS)
ARTROPLASTIA DE REVISÃO OU RECONSTRUÇÃO DO QUADRIL
ARTROPLASTIA TOTAL PRIMARIA DO QUADRIL NÃO CIMENTADA
ARTROPLASTIA TOTAL PRIMARIA DO QUADRIL NÃO CIMENTADA / HÍBRIDA
ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO – REVISAO / RECONSTRUCAO
ARTROPLASTIA TOTAL PRIMARIA DO JOELHO
RECONSTRUCAO LIGAMENTAR INTRA-ARTICULAR DO JOELHO (CRUZADO ANTERIOR)
TRATAMENTO CIRÚRGICO DE ROTURA DO MENISCO COM MENISCECTOMIA PARCIAL / TOTAL
NEFRECTOMIA TOTAL
NEFROLITOTOMIA PERCUTANEA
RESSECCAO ENDOSCOPICA DE PROSTATA
HISTERECTOMIA C/ ANEXECTOMIA (UNI / BILATERAL)
HISTERECTOMIA SUBTOTAL
HISTERECTOMIA TOTAL
HISTERECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPIA