Um sonho de muitos anos que recentemente passou a se concretizar. A Prefeitura de Barretos inaugurou o Marco Inicial da Rota das Capelas nesta terça-feira, dia 2. O projeto, que proporciona estrutura ao longo da Rota das Capelas, é mais um que está vinculado à verba que Barretos passou a receber anualmente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), a partir de que a cidade foi reconhecida pelo estado como “Estância Turística” no final de 2021.
“Colocar Barretos na rota turística da fé é muito importante. A ausência de fé tem levado as pessoas à depressão, ao desânimo. Deus é importante na vida das pessoas. E foi em uma parceria de fé que conseguimos ir estabelecendo essa Rota das Capelas com algo em que acredito muito, a parceria público-privada. A Prefeitura vem fazendo sua parte, com infraestrutura, e grupos se mobilizaram para colocar, por conta deles, a imagem de Santa Terezinha nesta praça, que ela traga muitas bênçãos”, afirmou a prefeita Paula Lemos.
Ela mencionou também os benefícios econômicos que o Turismo gera para a cidade. “A pessoa que for fazer a Rota das Capelas vai precisar se alimentar, descansar. Com isso, todas essas comunidades – Três Barras, Ibitu, Lagoinha – esses lugares vão poder oferecer um queijo para o visitante levar, uma paçoca, que é característica aqui da nossa cidade, da Queima do Alho. Isso traz desenvolvimento, gera emprego e renda”, ressaltou.
A chefe do Executivo lembrou que nada se faz sozinho e listou vários agradecimentos. Ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que votou os projetos a serem contemplados com verba estadual, ela agradeceu pelo olhar carinhoso voltado à cidade. Entre outros, agradeceu também ao ex-secretário de Turismo, Cuiabano Lima, e ao atual, Sérgio Rondini.
“Estamos inaugurando portais em três capelas e tenho certeza que chegaremos nas 12. Cada vez mais bonita e consolidada, a Rota das Capelas vai ser um atrativo turístico religioso para Barretos e para o mundo”, ressaltou Rondini.
O presidente do Comtur e técnico de Turismo da Setur, Paulo Cesar Lopes (Paulinho 1001), ressaltou a importância deste momento, em que a capital nacional do rodeio também passa a se destacar no cenário religioso. “Para nós que vivemos o dia a dia do turismo, este é um dia mais do que especial. Ficará guardado para sempre na nossa memória, no nosso coração. Com essa verba que vem do Dadetur, Barretos também já conseguiu fazer toda a sinalização da rota das capelas. No fim desta semana, pela primeira vez na ExpoCatólica, já divulgaremos para São Paulo e para o mundo o material com o roteiro da Rota das Capelas”, ressaltou.
“De mãos dadas, nós podemos abraçar esta e outras causas”, afirmou Marcelo Eduardo de Santis, integrante do Comtur e representante do grupo de ciclistas Bonde do Tigrão. Ele fez uma série de agradecimentos a cada um que contribuiu, entre eles ao engenheiro Neto, que atuou na obra do Marco Inicial, e à prefeita Paula.
O presidente da Câmara, Luis Paulo Vieira (Lupa), destacou sua felicidade em ver esta inauguração se consolidar. “Apresentei o projeto da Rota das Capelas na Câmara, a partir de algo que já estava no papel, muito bem idealizado e há muito tempo pelo Bonde do Tigrão. Tivemos então a oportunidade de tramitar pelo Legislativo, permitindo que a rota pudesse passar a receber verba do estado, ser viabilizada e se potencializar cada vez mais para agora poder ser externada para o mundo inteiro”, afirmou.
O vereador Nestor Leonel parabenizou a prefeita por mais esse ganho para a zona rural de Barretos. Gabriel Uchida, também vereador, destacou a grandeza do projeto por propagar a informação sobre as capelas que existem na zona rural. O vereador Carlão do Basquete lembrou das várias pessoas que colaboraram para Barretos se tornar Estância Turística e destacou o empenho da prefeita Paula junto à Assembleia estadual.
A cerimônia contou ainda com a presença de Marcelo Borges, superintendente do SAAE – departamento responsável pela construção de bebedouros na rota. Também estiveram presentes vários secretários municipais, entre outras autoridades.
Durante a inauguração, o casal de turistas Jeane e José Roberto de Oliveira, moradores de Bragança Paulista, foram os primeiros a receber o certificado oficial por completar a Rota das Capelas. “Foi uma experiência muito legal. Já tínhamos feito o Pedalando com Maria e há alguns meses estávamos nos programando para vir fazer a Rotinha. Ontem deu certo”, afirmou Jeane. “Todo pedal é bom, mas um pedal religioso é especial e em nenhum outro lugar encontramos um pedal com estrutura como o daqui”, ressaltou José.