A Secretaria Municipal de Saúde de Barretos anunciou que a partir desta sexta-feira (21) está adotando um novo protocolo para realização de testes rápidos da Covid-19. A partir de agora, a testagem ficará disponível a pacientes que se encaixem nos critérios de prioridade.
Nesses critérios estão: pacientes com sintomas graves (como falta de ar, baixa oxigenação e alteração na pressão arterial); pacientes internados em hospital com sintomas respiratórios e pacientes do grupo de risco com sintomas (gestantes ou puérperas, pessoas com comorbidades ou com necessidades especiais de saúde).
Além desses, também serão testados os profissionais de saúde, pessoas em situação de rua, não vacinados ou que só tomaram a primeira dose.
TESTES ESTÃO EM FALTA
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, essa alteração está de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi necessária devido à escassez de testes para aquisição, o que disparou o preço cobrado.
“Na primeira quinzena de dezembro, realizávamos 50 testes por dia em Barretos. Ontem, no dia 20 de janeiro, foram feitos 966. Isso estourou a nossa previsão mesmo com o alto estoque que ainda tínhamos. Além disso, com a alta procura, cada unidade do teste – que antes custava R$ 13,69 – conseguimos comprar por R$ 29,34 mesmo com muita negociação e pesquisa”, explicou.
GRIPÁRIOS SEGUEM ATENDENDO
Apesar de a realização da testagem ter sido direcionada aos públicos priroritários, os Gripários instalados no Ambulatório de Referência de Especialidades ARE I (Postão) e na UPA seguem atendendo pacientes com sintomas gripais e contam com equipes médicas e de enfermagem exclusivas. No Postão, o horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h aos sábados. Na UPA o atendimento é 24h.
“Os pacientes com sintomas gripais continuarão sendo atendidos. Quem estiver com sintoma leve, irá receber a medicação ou a receita médica”, explica o secretário.