A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Barretos realizou nesta quarta-feira, 10, o lançamento oficial do programa Sorrindo para o Futuro. O objetivo da gestão, por meio do programa, é promover saúde bucal para crianças entre 4 meses e 5 anos de idade em 29 CEMEIs. Praticamente 600 profissionais estão envolvidos nessa ação.
“Este é um programa que trará frutos para além de nossa gestão. No futuro continuará promovendo resultados no sorriso e na saúde de nossas crianças, de nossos adultos do amanhã”, afirmou a prefeita Paula Lemos. Ela enfatizou às gestoras das unidades escolares a importância delas, que continuarão à frente das escolas em próximas gestões, abraçarem a causa, conscientizarem os pais e as crianças e atuarem para que esse programa nunca seja descontinuado.
A prefeita destacou a relevância da abordagem lúdica para conscientizar as crianças sobre saúde bucal e lembrou a grande importância dos cuidados com a saúde bucal, que acabam se refletindo em prevenção até para a saúde do coração. “O resultado desse programa é daqui a 20 anos, quando essas crianças não tiverem banguelas”, afirmou Paula, fazendo referência ao momento marcante para ela em que, ainda vereadora, levou seu filho Francisco para ser atendido pela dentista Silvia. Naquela ocasião, preocupada com o consumo crescente de açúcar pelos pequenos, Silvia lhe disse que tinha o desejo de desenvolver uma ação para promover a saúde bucal de crianças e impedir que se viesse a ter uma geração com ‘banguelas’. Hoje esse projeto está sendo concretizado.
O projeto conta com execução por Silvia Miranda e coordenação de Thaisa Theodoro, profissionais de odontologia. Silvia ressaltou que foi dado o primeiro passo para a realização de um grande sonho. “Hoje estamos aqui para mudar essa realidade na vida de nossas crianças”, afirmou. A profissional destacou que 17% das crianças têm cárie no primeiro do ano de vida e reforçou que para fazer prevenção é necessário entrar em ação na faixa etária que esse programa pretende atingir, pois quando se começa o acompanhamento somente aos 6 anos, elas já chegam à cadeira do dentista com problemas.
Ela lembrou que, iniciando acompanhamento logo cedo, o programa visa prevenir cáries, mas também problemas nas gengivas, má-oclusão e alteração na fala. “Para prevenir a dengue tem que ir atrás do Aedes. Para prevenir cárie, temos que mexer com o açúcar”. Crianças de até 2 anos não devem consumir açúcar. Essa é uma das ações de conscientização que o programa visa propor e levar até os pais. Para evitar os problemas de má-oclusão e na fala, entra em ação uma árvore em que, de forma lúdica, as crianças poderão pendurar e se despedir de suas chupetas.
Gabriel Uchida, vereador e pai de aluno da rede municipal de educação, relatou sobre o impacto que o projeto promove nas crianças. Contou que seu filho já estava comentando há uma semana que teria essa ação em sua unidade escolar e que o menino já lhe corrigiu na hora de escovar os dentes, reproduzindo o ensinamento de como movimentar a escova sem danificá-la.
Parceria Educação e Saúde
“Esta é mais uma atividade extremamente relevante para nossa Educação. Estamos oficialmente lançando a parceira entre Educação e Saúde para prevenção da saúde bucal de nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação Jéssica Maria dos Santos.
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, destacou a humanização possibilitada pelo programa. “Saúde Para o Futuro conta com o incentivo da nossa líder do executivo buscando tratar todas as crianças como ela trata a saúde bucal do filho”, enfatizou. Ele lembrou que o resultado do programa vai ser a longo prazo e elogiou a promoção do trabalho integrado entre secretarias que a gestão municipal promove.
A coordenadora do programa, Thaisa, agradeceu aos gestores municipais pelo compromisso com essa iniciativa. “Esse programa vai fazer a diferença na vida das crianças e colher muitos sorrisos para o futuro”, afirmou.