Barretos investe nas categorias de base em busca de novos talentos do futebol

A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está investindo na formação de atletas das categorias de base do futebol. O Projeto Rendimento, que atende as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, é uma parceria do Barretos Esporte Clube (BEC) com o município e tem o objetivo de captar novos talentos para a base do futebol barretense.

“Estamos investindo em saúde e em sonhos, pois o esporte proporciona tudo isso. Ver a alegria desses meninos que estão batalhando para crescerem profissionalmente e a tranquilidade dos pais que sabem que ali seus filhos estão seguros é muito gratificante”, disse a prefeita Paula Lemos.

De acordo com o secretário de Esportes, Tony Vieira Carvalho, a captação dos jovens talentos acontece nos projetos desenvolvidos pela secretaria e entidades barretenses. Atualmente, pelo menos 140 jovens e crianças participam nas quatro categorias. “Isso abre as portas para os meninos serem monitorados e vistos por outros times. É uma oportunidade que eles têm a mais. Nos amistosos com times grandes, como Novorizontino, São Paulo, Mirassol, Palmeiras e Corinthians, se eles se destacam o time procura. Nosso projeto dá visibilidade para esses meninos seguirem a carreira de jogador”, disse.

O secretário destacou ainda que o Projeto Rendimento teve início em março deste ano e, a partir de então, os alunos já disputaram diversos torneios, com atividades programadas para o ano todo.

Barretos em destaque

E os esforços realizados já começam a dar bons resultados. De acordo com Tony, Barretos está se saindo muito bem no Campeonato Paulista Sub-17 2022. “Nossos meninos alcançaram um resultado inédito com a chegada à terceira fase do campeonato junto a times consagrados como Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Botafogo”, afirmou. O próximo jogo será no sábado 13/08, às 11h, na cidade de Santos/SP, onde os barretenses enfrentarão os donos da casa.

Novos talentos
Silvando Souza, gestor da Base do BEC juntamente com Sílvio de Jesus Vieira, o “Loleta”, é um dos idealizadores deste trabalho, explicou que o programa é voltado para todos os jovens interessados, que passam por avaliações técnicas e direcionamento, seja para o Projeto Rendimento das categorias de base ou para outros projetos da secretaria de Esportes.

A esteticista Rosângela Inagaki é mãe do jogador Kevin Inagaki, 14 anos, que atua na categoria Sub-15, e não esconde o orgulho que sente do filho. Segundo ela, Kevin começou a se interessar pelo futebol desde os oito anos de idade e hoje tem uma rotina bastante intensa e disciplinada. “A rotina é bem puxada, porque ele tem escola e muita tarefa e treina todo dia aqui no Barretos.”, explicou.

O sonho do jovem atleta é se profissionalizar, atuar na Europa e jogar pela seleção brasileira. Kevin contou que muitos colegas vem de outras cidades jogar aqui e destaca a estrutura local. “Os atletas que vem de fora não tem o mesmo apoio que a prefeitura de Barretos dá aqui para nós. Eles não têm um estádio só para eles, grama boa e materiais tão bons como nós temos”, destacou.

“Eu fiquei muito feliz em saber que a prefeitura está com esse projeto inédito, apoiando a categoria de base e descobrindo novos talentos. Outra coisa que eu acho importantíssimo é tirar os jovens e adolescentes das ruas, porque eles estão aqui aprendendo sobre disciplina, a interagir com outras criancas. A prefeitura esta realmente de parabéns com esse projeto”, concluiu Rosângela.

Infraestrutura e logística

Além das bolas, uniformes e materiais de treinamento profissional que os jovens têm à disposição, a prefeitura oferece transporte especial gratuito de leva e traz aos jovens atletas que não tem condições de se deslocar até os locais onde são realizados os treinos. Os treinos acontecem no campo do Complexo Poliesportivo João Batista da Rocha (Rochão), Centro Social Urbano (CSU) e no próprio Estádio Fortaleza.

Horários de treinos:

Campo do Rochão
Segunda e quarta-feira – 16h45 às 18h30 – Sub-13 – SMEL
Segunda e quarta-feira – 18h30 às 19h45 – Sub-11 – SMEL
Terça e quinta-feira – 15h às 16h30 – Sub 15 ao Sub-17 – LVF / SMEL

Centro Social Urbano (CSU)
Segunda e quarta-feira – 15h às 17h – Sub-13 e Sub-17 – Instituto o Amor / SMEL