A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza vacinação de segunda a sexta-feira, 19 a 23 de setembro, das 8 às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde da Família (USF) do município. Com o objetivo de atingir a meta de vacinação da campanha contra a poliomielite, de 95%, a prefeitura reforça o alerta e intensifica o chamado à população para que leve todas as crianças de 1, 2, 3 e 4 anos de idade para tomar a gotinha.
GOTINHA CONTRA A POLIOMIELITE
As campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foram prorrogadas até 30 de setembro. Durante a campanha, iniciada em 8 de agosto, todas as crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a gotinha contra a poliomielite, independentemente de quando tomaram a dose de rotina.
No município, até o momento, menos de 70% das crianças nessa faixa etária tomaram a gotinha durante a campanha. Quanto menor é a adesão à vacinação, maior vai se tornando a chance do vírus voltar a atingir as nossas crianças, provocando sequelas e podendo levar à morte.
Já a campanha de multivacinação é voltada para toda a população. Pessoas de todas as idades devem procurar uma unidade de saúde para conferir a carteira de vacinação e, se for o caso, tomar vacinas que estejam atrasadas.
COVID-19 E GRIPE
As unidades de todos os bairros seguem também com a vacinação contra a Covid-19 a partir de 5 anos de idade e contra a gripe. A vacina contra a gripe está disponível para a população, a partir dos 6 meses de idade.
Contra a Covid-19 continuam disponíveis:
– a segunda dose para a população a partir de 5 anos de idade que ainda não completou o esquema vacinal,
– as doses de reforço para as pessoas que tomaram a dose anterior há quatro meses ou mais,
– a primeira dose para adultos, adolescentes e crianças a partir de 5 anos que ainda não tenham tomado nenhuma dose.
Vacina Covid-19 para 3 e 4 anos no Postão
Crianças de 3 e 4 anos que têm comorbidade (que são doenças crônicas ou condições clínicas especificadas em protocolo do Ministério da Saúde), com deficiência e indígenas e quilombolas podem tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação para esse público é realizada no ARE I (o Postão) nos dias úteis, das 8 da manhã ao meio-dia.