Barretos imuniza mais de 500 cães contra Cinomose e outras dez doenças

A primeira etapa da vacinação de cães contra Cinomose e outras 10 doenças que podem ser letais foi um sucesso. Mais de 500 animais foram imunizados gratuitamente com a Vacina V11. A ação, que já tem a segunda etapa marcada para o dia 18 de junho, só foi possível em razão do apoio financeiro da Prefeitura da Estância Turística de Barretos à associação ABA – Amigos Barretenses dos Animais, por meio de um convênio que teve seu valor acrescido em 20%, passando para R$ 432 mil/anual.

Realizada no último sábado, 21/05, na Escola Municipal Professor Dorothóvio do Nascimento, no Zequinha Amêndola, a primeira etapa da imunização foi acompanhada pela prefeita Paula Lemos, que enfatizou o trabalho dos protetores da ABA e a importância da parceria com o poder público. “Nós, como poder público, não medimos esforços para aumentar o valor do convênio, pois reconhecemos a dedicação dos nossos protetores com a causa animal e a importância da imunização para a saúde dos animais. Foi um dia de muita alegria para mim, vi de perto o amor que os barretenses têm por seus pets e nós devemos contribuir com o cuidado deles”, disse a chefe do executivo.

Mil doses

De acordo com o presidente da associação, Eduardo Croys Felthes, a vacinação superou as expectativas, com a aplicação de 500 doses da V-11. Ele explicou que essa vacina necessita de doses de reforço a depender de cada caso, sendo de extrema importância completar o esquema vacinal para a segurança dos animais. “Para que o animal seja imunizado, quando filhote ele tem que tomar três doses, quando adulto e nunca foi vacinado, duas doses. Para aqueles que já receberam a imunização tem uma dose única de reforço”, disse.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Flávio Júlio do Nascimento, explicou que foi realizada uma avaliação da quantidade de animais existentes no bairro pelo ABA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele afirmou também que foram aplicadas pelo menos 100 doses da vacina antirrábica, além de cadastros para castração de animais e orientações aos cidadãos no local.

A segunda etapa está marcada para o dia 18 de junho, novamente na Escola Municipal Professor Dorothóvio do Nascimento, localizada na Av. Padre César Luzio, 455, no Zequinha Amêndola. “Pretendemos disponibilizar 1.000 doses, priorizando a dose de reforço”, afirmou Eduardo.