Em Barretos, a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a orientação estadual, estendeu o público que pode se vacinar contra a dengue. A partir desta segunda-feira, 27, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Nesta semana, a vacinação será realizada até quarta-feira, 29, nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs), das 8 às 16h, e no Postão (ARE I), das 7 às 12h. Nas UBSs Marília e Barretos 2, tem vacinação noturna, até as 20h.
Inaugurada na tarde desta segunda-feira, a UBS do bairro San Diego II passará a aplicar vacinas na quarta-feira, dia 29.
Recomendações e doses
Essa vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e deve ser aplicada com intervalo de pelo menos 24h para outras vacinas. Se a criança ou adolescente teve dengue recentemente, recomenda-se o intervalo de seis meses entre a infecção e a aplicação da primeira dose da vacina.
É recomendada tanto para quem que nunca teve a doença, quanto para quem já teve. Ela não é indicada para crianças menores de 4 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade.
Todos contra a dengue
É importante lembrar que a vacina protege contra a dengue, mas combater a doença é papel de todos: locais que podem acumular água parada devem ser eliminados para impedir que o mosquito transmissor se reproduza.
Outras vacinas
Além da vacina contra a dengue, segue a campanha de vacinação contra a gripe. Os profissionais de saúde verificam a carteirinha, orientando a população a colocar em dia outras vacinas de rotina, se estiverem em atraso.
A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
Serviço:
Assunto: Vacinação contra a dengue em horário estendido
Público: Crianças de 10 a 14 anos
Dias da semana, horários e locais:
Período: De 27 a 29 de maio
Todas as UBSs – das 8 às 16h;
Postão (ARE I) – das 8 às 12h.
Vacinação noturna:
UBSs Marília e Barretos 2 – até 20h