Coreografias elaboradas, emoção e euforia definem a edição 2023 do “Barretos em Danças” 2023, evento realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Instituto Cultural Promodança no último final de semana, no Centro Cultural “Osório Falleiros da Rocha”, o Teatro Cine Barretos.
Foram apresentadas cerca de 150 coreografias executadas por dançarinos (as) de escolas e centros de dança de Barretos e outras cidades da região. O festival teve entrada gratuita com casa lotada nos três dias de apresentação. Em cada dia, após as apresentações eram anunciadas as coreografias em diversos estilos, dançarinos(as), bailarinos(as) e escolas campeãs. No domingo (07) foram anunciadas ainda as premiações especiais.
Maurício Oliveira, diretor do Instituto Promodança, elogiou a organização de Barretos e disse que a Estância Turística tem grande potencial para se tornar local de revelação de grandes talentos da dança. “O Barretos em Danças 2023 superou todas as expectativas, dobrou o número de participantes e alcançou um grande respeito entre os outros festivais. Barretos tem tudo para ser ponto de dança na nossa região. A cidade tem capacidade, o teatro comporta e tem tudo pra revelar talentos para todo o país. A atual administração e a prefeita Paula Lemos está nos dando um grande apoio”, falou.
Helena Baptista, professora de balé do Cemart, recebeu o prêmio de melhor bailarina do festival e ainda recebeu convite para atuar em uma companhia de dança como solista. Ela falou sobre a importância do festival para a dança. “Os resultados representam os esforços do meu trabalho por todos esses anos. A gente precisa ter comunicação com a dança no cenário nacional, principalmente com os grandes polos. Trazer um festival nesse porte é muito importante porque mostra nosso trabalho, mostra para esses grandes polos e para as grandes companhias que aqui tem trabalho profissional”, disse.
Marcelo Benevides, do Studio de Dança Marcelo Benevides, recebeu o prêmio de escola cidade sede, entre outras premiações, e disse que os resultados impulsionam a dança em Barretos e incentiva os profissionais e alunos. “A participação no “Barretos em Danças” foi incrível, motiva os alunos. E ter um resultado apoiado pelo júri é incrível e reflete o trabalho desenvolvido na escola. É sinal que estamos fazendo um trabalho muito bom. O objetivo principal do grupo de dança é realmente projetar o grupo e gerar benefícios não só na dança, mas na vida pessoal”, afirmou.
Adilson Tedesco, do Studio Marcelo Benevides recebeu o prêmio de primeiro lugar na coreografia de sapateado. “A alegria que estamos sentindo não está cabendo no peito. É importante trazer essa cultura pra Barretos pra mostrar que Barretos pode mais. Temos muitas escolas em e a gente consegue ir muito longe”, disse.
Ana Júlia Oliveira, da AF Produções, recebeu o prêmio de destaque coreográfico e agora está empolgada em continuar se aprimorando na dança. “Para mim é uma oportunidade muito grande. Agora é evoluir, melhorar sempre e treinar, treinar e treinar”, revelou.
Os artistas da cidade tiveram destaque na competição deste ano. Academias e dançarinos (as) da cidade alcançaram grades premiações, com feitos inéditos para professores e alunos do Centro Municipal de Artes “Bezerra de Menezes”, o CEMART.
Segundo o secretário de Cultura, Rogério Teodósio, uma oportunidade para crescer e destacar a Estância Turística de Barretos. “O Barretos em Danças mostra que somos grandes e vamos continuar crescendo”, concluiu.
Os primeiros colocados da etapa Barretos garantem vaga para o “Festival Internacional Dançar a Vida Caraguatatuba”, que será realizado de 06 a 16 de julho deste ano.
Confira as premiações especiais 2023 do “Barretos em Danças”
Prêmio Barretos em Danças 2023 Academia: outras cidades
Ballet Karina Rezende – Londrina
Prêmio Barretos em Danças 2023: cidade sede
Studio De Danças Marcelo Benevides – Barretos
Prêmio de Melhor Coreografo
BRENNO FABRIS: Araçatuba
Prêmio de Coreografo Revelação
Lucas Mendes: São Jose do Rio Preto
Prêmio de Melhor coreografia:
Conexões: Lucas Mendes, pelo Ellen Mattos Ballet – São José do Rio Preto
Prêmio Especial do Júri para coreografia
Encontros e desencontros: Marcelo Benevides, pelo Studio Marcelo Benevides – Barretos
Prêmio de Melhor Bailarina
Helena Baptista: Núcleo de dança Cemart – Barretos
Prêmio de Melhor Intérprete
Beatriz Fernandes – Ballet Karina Rezende – Londrina
Prêmio de Bailarino Revelação
Gabriel Amorim – Studio Isadora Galdiano – Barretos
Prêmio Destaque coreográfico
Ana Julia Oliveira – A F Company – Barretos
Premiações Centro municipal de Artes “Bezerra de Menezes” – CEMART
Solo Contemporaneo – 1º Lugar
Nucleo De Dança Cemart – Barretos
Coreografia: Oscilações
Coreógrafa: Helena Baptista
Intérprete: Helena Baptista
Solo Livre – 2º Lugar
Coreografia: Entremeio
Coreógrafa: Helena Baptista
Intérprete: Ana Julia Gonçalves Silva
Duo Sapateado Senior – 1º Lugar
Coreografia: Sensorial
Coreógrafa: Joyce Camassutti
Intérpretes: Erica Melo e Joyce Camassutti
Duo Contemporâneo Sênior- 1º Lugar
Coreografia: Intervalos
Coreógrafa: Helena Baptista e Natalia Rafaela
Intérpretes: Helena Baptista e Natalia Rafaela
Trio Estilo Livre Sênior – 1º Lugar
Coreografia: Fio da Meada
Coreógrafa: Erica Melo
Intérpretes: Erica Melo, Carolina Ribeiro e Helena Baptista
Solo Neoclassico Senior – 3º Lugar
Coreografia: Liberte
Coreógrafa: Érica Melo
Intérprete: Rafael Moreira Prado
Conjunto Jazz Amador II – 1º Lugar
Coreografia: Por quê?
Coreógrafa: Carolina Ribeiro
Intérpretes:
Andrey Lima
Carolina Ribeiro
Erica Melo
Helena Baptista
Joyce Camassutti
Natália Rafaela
Rafael Moreira Prado
Solo Estilo Livre Sênior – 3º Lugar
Coreografia: Quebra quotidiana Coreógrafa: Helena Baptista
Intérprete: Andrey Lima
Conjunto Estilo livre Amador II – 1º Lugar
Coreografia: Amores do Sertão
Coreógrafa: Joyce Camassutti
Intérpretes:
Andrey Lima
Carolina Ribeiro
Erica Melo
Helena Baptista
Joyce Camassutti
Marcela Spânghero
Thais Costa
Prêmio de Melhor Bailarina do Festival
Helena Baptista: Núcleo de dança Cemart – Barretos