Em uma votação realizada no último domingo, 1º de outubro/23, foram eleitos os cinco novos conselheiros tutelares de Barretos, que assumirão um mandato de 4 anos a partir do dia 10 de janeiro de 2024. Todo o processo eleitoral, foi coordenado por Eduardo Croys Felthes, integrante da comissão do CMDA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com a participação de 6.387 eleitores,
Os cinco eleitos foram: Matheus Henrique, que recebeu 858 votos; Lidiane Bastos, com 707 votos; Valéria Pelegrini, que obteve 681 votos; Chayenne Borges, com 521 votos; e Fábio Pereira, que alcançou 507 votos.
A prefeita de Barretos, Paula Lemos, esteve presente na eleição do Conselho Tutelar, exercendo seu direito e dever cívico de votar. Ela destacou a importância da participação da população para garantir a legitimidade do processo e fortalecer a atuação do órgão. A prefeita ressaltou que os conselheiros tutelares desempenham um papel essencial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e que sua eleição deve refletir a vontade da comunidade. “A escolha adequada dos conselheiros tutelares é fundamental para assegurar que as decisões sejam tomadas por pessoas comprometidas e capacitadas para lidar com as demandas específicas dessa importante parcela da população”, declarou.
Quem também esteve presente e engajada durante todo o processo foi a secretária de Assistência Social, Vitória Saretta. “Cada pessoa que depositou seu voto teve um papel importante, pois esse ato pode moldar diretamente o futuro das crianças e adolescentes de Barretos, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para seu desenvolvimento”, frisou a secretária.