Barretos é destaque no 65º Congresso Estadual dos Municípios

A Estância Turística de Barretos foi um dos destaques no primeiro dia de programação do 65° Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM). Com o lema “Município Forte. País Desenvolvido”, o evento, que trata de soluções para o setor público, está sendo realizado em Ribeirão Preto, no Taiwan Centro de Eventos, e segue até quinta-feira, dia 11.

Anualmente, o congresso reúne gestores públicos paulistas, representantes dos Três Poderes — do estado de São Paulo e da União — e público geral para discutir temas relativos às cidades, além de convidar prefeitos, autoridades e especialistas para apresentar boas práticas de gestão. Nesse sentido, a prefeita Paula Lemos foi convidada a participar do painel ‘Políticas Públicas como Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo’ e expôs ações adotadas em sua gestão, entre elas o Projeto “Empreendedor do Futuro se Faz na Escola”, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor – 2022, na categoria Empreendedorismo na Escola, e Programa Barretos, terra de oportunidades.

Durante a sua apresentação, Paula Lemos relembrou sua trajetória política até ser eleita a primeira prefeita de Barretos e destacou as diretrizes de sua gestão para fortalecer o empreendedorismo local. “Ainda nas primeiras reuniões de campanha para prefeita, começamos a pensar em como transformar Barretos em um solo fértil de oportunidades. Fui vereadora por duas legislaturas e conhecia a necessidade de fomentar e fortalecer o micro e o pequeno empreendedor, que são os grandes parceiros de uma cidade. Assumi então, o compromisso de fazer de Barretos uma cidade inovadora, com um Poder Público dinâmico e estimulador da iniciativa privada, alinhada aos propósitos do desenvolvimento social”, afirmou aos presentes.

A prefeita também falou do cenário desafiador ao tomar posse, em 2021, bem como da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Começamos a gestão com os piores indicadores possíveis, em meio a uma pandemia. Mas tínhamos um foco e não desviamos dele. Nos debruçamos em colocar a casa em ordem e, também, trabalhar no desenvolvimento da Barretos que sonhamos. Passamos a estudar e discutir os marcos legais que poderiam fazer de Barretos uma cidade atrativa. Ainda nos primeiros passos dessa caminhada, tivemos a alegria de somar esforços com grandes parceiros. O escritório Regional do Sebrae foi um deles e, que por meio do Programa de Desenvolvimento Local, identificou os quatro vetores naturais existentes no processo do atual desenvolvimento de Barretos: saúde, turismo, agronegócio e tecnologia da Informação”, destacou.

As ações criadas para fomentar, preservar e aprimorar um ambiente empreendedor em Barretos foram destacadas pela chefe do Executivo. Paula detalhou o projeto “Empreendedor do Futuro se Faz na Escola”, que rendeu a ela o Prêmio Prefeita Empreendedora. “Sem dúvida alguma, o empreendedor do futuro se faz na escola. A nossa gestão está focada em transformar vidas e não há transformação sem a preparação das nossas crianças e adolescentes. O futuro chega todos os dias e um futuro de sucesso é construído hoje. O projeto, que hoje acontece em 20 unidades escolares com extracurriculares no contraturno escolar, proporciona aos alunos autonomia para desenvolver atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O foco deste projeto na educação está intrinsicamente relacionado à concepção de direcionamento, inserção de conceitos e ampliação dos processos facilitadores de mudanças e oportunidade”, afirmou.

Barretos, terra de oportunidades

Paula salientou que o empreendedorismo se faz com várias frentes de incentivos ao apresentar o Programa Municipal de Incentivos – ProBarretos, implantado, em 2022, com a finalidade de promover a expansão e o fortalecimento das atividades econômicas desenvolvidas na estância turística. “No primeiro ano de gestão, revisamos e atualizamos uma lei anterior que não tinha aplicabilidade e lançamos, então o ProBarretos. O crescimento do mercado de trabalho e a qualificação de mão de obra; o fomento ao ambiente de negócios e ao aumento da oferta de capital para investimento em empreendedorismo e o fortalecimento de setores econômicos nos quais o município possa ter vantagens competitivas estão entre os principais objetivos da proposta do programa que beneficia empreendedores de todos os tamanhos”, destacou.

A prefeita também falou sobre tecnologia e inovação como caminhos para o fortalecimento do empreendedorismo. “Um ambiente empreendedor só se faz com inovação e tecnologia. Nesse sentido, buscamos, já em 2021, preparar Barretos para a Tecnologia 5G. Fomos umas das 20 primeiras cidades do Brasil a ter uma lei que dispõe sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações para conexões 5G. Desde de então estamos prontos e aguardando a liberação da tecnologia 5G. Fomos, também, o primeiro município do Estado a firmar Parceria Público-Privada (PPP) no segmento de Cidades Inteligentes. A concessão irá promover melhorias na iluminação pública, conectividade, inclusão digital, geração de energia limpa, economia de recursos públicos e segurança com mais qualidade aos serviços públicos”, enfatizou.

Empreendedorismo e participação da mulher

O painel também contou com a participação da Gestora do Programa Sebrae Delas do Sebrae-SP, Verônica Lima, e foi mediado por Raíssa Kill, Coordenadora de Inclusão Produtiva da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP.

Verônica contou a história do Sebrae Delas, falou dos desafios encontrados por mulheres empreendedoras e destacou a importância de se trabalhar competências do empreendedorismo durante os anos escolares para a mudança deste paradigma. “Fazendo feiras de negócios nas escolas, a gente desperta nessas crianças várias características que potencializam o empreendedorismo nelas, como a criatividade e o networking”, disse. “Acho superimportante o trabalho da cultura empreendedora nas escolas porque é dali que a gente vai mudar nosso futuro e esse cenário, das mulheres pararem de empreenderem por necessidade e verem isso como oportunidade. Esse é o maior objetivo do Sebrae Delas”, disse.

Durante o bate-papo ainda foram tratados assuntos como preconceitos, autoconfiança, redes de apoio às mulheres empreendedoras, cuidados com a saúde e incentivo ao trabalho feminino.

Visita do governador

O governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas, participou da abertura do 65° Congresso Estadual de Municípios e falou sobre o trabalho conjunto entre o Estado e as gestões municipais para alavancar o desenvolvimento de todo o território paulista e destacou a importância da mulher na política, em uma de suas falas. “O que nós queremos é uma participação cada vez mais expressiva das mulheres na política. A gente quer todos os seguimentos representados e a mulher tem uma força extraordinária. Então, parabéns às prefeitas, às vice-prefeitas, às vereadoras, que superaram todas as barreiras e se tornaram vencedoras na política, e estão dando um excelente exemplo. A gente vai ver as mulheres ocupando posições de cada vez mais relevo e destaque”, disse.

Ele ainda anunciou que o Governo de São Paulo disponibilizou R$ 2 bilhões em linhas de crédito para desenvolvimento de projetos de prefeituras e autarquias municipais de todo o estado.

Os secretários municipais de Turismo, Cuiabano Lima, e de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, participaram do Congresso, acompanhando a prefeita. Paula Lemos também se encontrou com a vice-presidente do InvestSP, Estella Dantas.