Barretos foi contemplada pela segunda vez no edital estadual +Orgulho SP. A 2ª edição da Parada LGBTQIA+ na cidade será realizada em 8 de setembro. A celebração já está sendo organizada e busca reforçar a importância de toda a sociedade conviver de forma harmônica e do combate à violência por homofobia e transfobia, que ainda são realidades recorrentes no Brasil.
O projeto apresentado pelo Coletivo Pajubá das Cores foi contemplado entre as 35 vagas disponíveis em todo o estado. O anúncio que Barretos foi escolhida foi feito no final de abril.
“Em Barretos, pretendemos construir o tema de forma coletiva. Do mesmo modo que foi feito em São Paulo. A Associação da Parada de São Paulo, referência por reunir milhões de pessoas na Avenida Paulista, realizou a escolha através do Fórum de Organizadores de Parada do Estado de São Paulo, junto a APOLGBT_SP. Reforço os agradecimentos a toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que tem dado grande apoio artístico na cidade ao oferecer instruções para a inscrição de projetos e participação em editais”, destaca Vitor Santiago, representante do Coletivo.
O evento é realizado por meio da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado As Secretarias Municipais de Cultura e de Ordem Pública oferecem apoio logístico para a realização do evento. A Secretaria Municipal de Saúde apoia com orientações de prevenção e testagens.
Em 2023, a primeira edição da Parada LGBTQIA+ reuniu cerca de mil pessoas, com a participação de uma rede de representações da sociedade civil, incluindo OAB Barretos, Instituto Mark’s, Coletivo Quintessência, Galeria das Manas e Confraria.
Ele destacou que, além da Parada, está sendo criado um “Comitê Independente sobre Direitos da População LGBT” de Barretos, com várias representações. O Comitê vem construindo um calendário de atividades relacionadas a população LGBTQIA+, que inclui: Semana da Diversidade, Fórum LGBT, Concurso Miss e Mister Diversidade e 2ª Parada do Orgulho LGBT de Barretos.