A equipe do Controle de Vetores de Barretos integra a mobilização estadual desta semana de combate aos criadouros do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. A ação busca conscientizar toda a população a dedicar dez minutos, conferindo duas vezes por semana cada cômodo de casa e o quintal, os ambientes escolares e locais de trabalho, eliminando qualquer objeto que acumule água parada, impedindo assim que o Aedes aegypti se reproduza.
No primeiro dia da ação, nesta segunda-feira, 11, foi realizada palestra de conscientização na E.M. Prof. Dorothovio do Nascimento, com a participação de 350 alunos. A agente educacional do serviço, Solange Aparecida Longuino, orientou aos alunos para explicarem aos pais que é necessário lavar duas vezes por semana desde o umidificador de ar nos quartos até os reservatórios de água e vasilhames de água dos animais no quintal, eliminando os ovos que a fêmea do mosquito possa ter depositado. Também explicou que até mesmo uma tampinha de garrafa na rua pode servir como criadouro. “Por isso, é importante descartar os objetos corretamente, no lixo”, reforçou. Em seguida, os alunos saíram em passeata, estendendo a mensagem aos moradores das proximidades da escola.
Descarte de materiais sem serventia e de pneus
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que qualquer objeto que possa acumular água precisa ser mantido em local coberto e itens sem utilidade devem ser descartados. Em Barretos, há seis Ecopontos funcionando de segunda-feira a sábado, nos bairros Califórnia, Cristiano de Carvalho, Exposição, Nadir Kenan, Santa Cecília e Barretos II. Neles, a população pode descartar gratuitamente grandes embalagens, móveis, eletrodomésticos, resíduos de construção civil, materiais recicláveis, entre outros.
A Prefeitura também mantém um espaço devidamente coberto para descarte de pneus, no cruzamento da Rua 12 com a Av. 3, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 16h. “O pneu é um dos principais criadouros do Aedes aegypti. Por isso, quando não estiver mais em uso no veículo, deve ser imediatamente descartado”, destaca a coordenadora do Controle de Vetores, Ana Cláudia Costa.
Nesta segunda-feira, 11, a empresa responsável pela reciclagem dos pneus fez nesse local mais uma retirada dos pneus recebidos pela Prefeitura. Já foram carregados desde o início do ano 28 caminhões, totalizando 61.600 pneus eliminados da cidade.
Mais mobilização
Os agentes do Controle de Vetores mantiveram também neste primeiro dia útil da semana o trabalho de rotina, entrando de casa em casa para reforçar aos moradores as orientações de como eliminar criadouros. Nesta terça-feira, dia 12, a ação será realizada nos bairros Vida Nova IV, Baroni, Boa Vista, Centro e Celina. Também haverá conscientização com as pessoas que participam do grupo 60 + do CRAS III e mobilização pelas ruas próximas a essa unidade.
Para mais informações sobre o funcionamento dos Ecopontos, ações do Controle de Vetores e para denunciar focos de criadouro do Aedes aegypti, entre em contato com a Ouvidoria do Município: (17) 3612-2100.