Barretos avança na modernização da iluminação pública, com 85% já em LED

Barretos está transformando seu cenário urbano com a modernização da Rede de Iluminação Pública. Com cerca de 85% das luminárias de vapor de sódio e metálico já convertidas para tecnologia LED, num total de 19.896 pontos até o final de setembro, a iniciativa vem garantindo mais eficiência, valorização de espaços públicos e sustentabilidade.

Realizado pela Concessionária Barretos Inteligente, em parceria com a Prefeitura, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), o Projeto Cidade Inteligente prevê a substituição de 23.615 pontos, melhorando não só a qualidade da iluminação, mas também aumentando a sensação de segurança nas ruas. “Estou muito feliz com o avanço da substituição das luminárias, pois uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura. Com muita força, foco e fé, estamos trabalhando para tornar Barretos melhor em todos os aspectos”, celebrou a prefeita Paula Lemos.

Iluminação de destaque

Além da modernização da rede, a cidade está implementando 535 pontos de iluminação de destaque em praças, monumentos e outros espaços icônicos. Até agora, 241 pontos já foram instalados, representando 45% do total planejado. Praças como a Japonesa, Nossa Senhora de Guadalupe, Conselheiro Antônio Prado, do Rosário e São Benedito já receberam 85 projetores em setembro, valorizando ainda mais o patrimônio urbano.

Segundo José Gimenes, Gerente de Contrato da PPP Barretos Inteligente, os resultados vão além de uma simples troca de lâmpadas. “As substituições seguem rigorosos projetos luminotécnicos, garantindo maior uniformidade e qualidade de iluminação. Isso se traduz em mais segurança e conforto para os moradores, além de uma taxa de falhas extremamente baixa nas luminárias de LED”, afirmou.

Mas as inovações não param por aí. A PPP também está avançando em outras áreas, como a implantação de videomonitoramento em pontos estratégicos, melhoria da comunicação via internet entre órgãos municipais, disponibilização de Wi-Fi em locais de grande circulação e, futuramente, a geração de energia limpa para edifícios públicos.

Com essa combinação de eficiência, tecnologia e sustentabilidade, Barretos está se consolidando como uma cidade do futuro.