Barretos amplia horário de funcionamento do comércio para impulsionar economia local

Na tarde desta quarta-feira, 6 de setembro, no auditório da Prefeitura de Barretos, aconteceu uma coletiva de imprensa para esclarecer a lei aprovada na última sessão legislativa. Essa lei autoriza o funcionamento do comércio de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 22h. Na ocasião, Roberto Arutim, Secretário de Indústria, Comércio e Emprego, Fernando Oliveira Soares, Secretário de Finanças, e Rafael Madureira dos Anjos, Procurador Geral do Município, concederam entrevistas detalhando a lei, sua importância e as vantagens para o município.

Segundo Rafael dos Anjos, com essa lei, “a cidade avançou significativamente no desenvolvimento econômico. Com uma visão visionária e acolhedora, a atual administração atendeu ao antigo pedido de muitos comerciantes, estendendo os horários de funcionamento, pensando também no impacto econômico ao criar novos turnos de trabalho.”

Outro ponto destacado durante a coletiva pelo secretário Roberto Arutim foi a dedicação total da prefeita Paula Lemos ao comércio barretense. “Além da liberdade para ampliar o horário de funcionamento, vemos a revitalização da Praça Francisco Barretos e a abertura do calçadão da Rua 20. Somos uma cidade turística e nosso comércio atende a uma população regional de mais de 450 mil pessoas. Estamos vivendo um momento incrível “, reforçou.

Assim como outros setores, como hospitais, farmácias e shoppings, que operam em turnos, o comércio de Barretos agora tem a liberdade de escolher ampliar suas atividades. “Deixamos claro que a adesão é opcional, ou seja, cada comerciante avalia suas necessidades e possibilidades. Agora, eles têm o respaldo da lei que permite manter o comércio funcionando até as 22h”, reiterou Arutim.

Para o Secretário de Finanças, Fernando Oliveira, o funcionamento do comércio até mais tarde terá um reflexo positivo para o município, pois, ao aumentar os números de empregos, as rendas e a economia local, resultará em mais tributos pagos para a cidade, entre outros benefícios.