Crianças e adolescentes do Grupo de Escoteiros Chão Preto visitaram a Fazenda Municipal, sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Os 14 lobinhos – como são conhecidos os menores, com até 10 anos – e seis escoteiros tiveram um dia de aprendizado sobre preservação ambiental e sustentabilidade.
Na primeira parte do circuito, passaram pela Usina de Triagem de Recicláveis. Eles receberam informações sobre a importância de destinar à coleta seletiva ou em ecopontos os materiais que podem ser reciclados, evitando o prejuízo ambiental e econômico que é gerado quando são descartados no lixo comum.
A horta medicinal foi a parada seguinte. Nela, os escoteiros ficaram por dentro de como é a ação das plantas medicinais, nomes populares e para que são indicadas. Também receberam um arquivo digital com informações sobre o assunto.
Já no viveiro de mudas, aprenderam sobre semeadura e rustificação, processo em que as mudas são preparadas para as condições de luminosidade que encontrarão fora do viveiro. “Aqui, ficam algumas espécies de mudas disponíveis para doação”, explicou Dodô Dal Porto, educador ambiental da Secretaria.
Na sala de estudos do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria, o grupo visualizou os animais peçonhentos preservados em formol. “Aprenderam mais sobre as características de cada animal, como buscar conviver em harmonia com esses animais na natureza e o que fazer em caso de acidente”, destacou Dodô. Em caso de picada, o paciente deve ser levado imediatamente para a Santa, localizada no centro.
A visita, realizada no último sábado, 20, foi concluída com entrega de prêmios aos participantes, plantio simbólico de três ipês. O circuito foi acompanhado pela diretora geral do grupo, Maísa Rosa Witzel, e pelos chefes Rafael Lelis e Elisa Maria Rocha.
Doação de mudas
Interessados devem comparecer com documento pessoal e comprovante de endereço na Secretaria, que fica na Estrada da Fazenda Buracão s/n. próxima ao Frigorífico Minerva. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 10h30 e das 12 às 16h30. Cada pessoa pode retirar até duas mudas no ano.
Instituições interessadas em saber mais sobre visitas ao local podem entrar em contato pelo telefone 3612-2850 ou enviar mensagem pelo WhatsApp para (17) 99140-4281.