A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, reforça a necessidade de os proprietários e todos aqueles que estejam em poder ou guarda de equinos, muares e asininos realizarem a atualização cadastral desses animais junto à Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo até 11 de outubro.
A campanha para atualização cadastral da população equídea foi iniciada em 11 de maio. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP) publicou em 11 de abril a Resolução SAA nº. 15, que estabelece o prazo de 180 dias para realizar o cadastro e atualizar a quantidade desses animais, portanto, até 11 de outubro deste ano.
A SAA-SP informa que o cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo e faixa etária e propriedade ou local onde se encontram. Conforme a secretaria estadual, para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acessado na área de sanidade animal do site da pasta, disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/Declaracao_de_rebanho_equideo_resolucao_saa_15_2023.doc.
Após o preenchimento, o formulário deve ser entregue, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). A unidade regional de Barretos está localizada na Rua Quatro, nº. 966, entre as Avenidas 11 e 13, na região central.