O Colégio FEB mais uma vez tem muito o que comemorar. Uma das alunas de 2022 foi convocada para compor os treinamentos da Seleção Brasileira de Basquete Sub-16. A atleta Lanna Ketelly Bezerra Silva estudou na instituição por meio de uma parceria de incentivo ao esporte com o Instituto APAB Barretos (Associação de Pais e Amigos do Basquete), que trabalha com esse esporte há mais de 20 anos na cidade.
De acordo com a presidente do Instituto APAB Barretos, Thais Soares, a atleta foi convidada a participar dos estágios de treinamentos para o Campeonato Brasileiro de times, na categoria Sub-16 (até 16 anos), que será realizado no Espírito Santo, a partir de 16 de maio deste ano. “Tal convocação servirá de base para avaliação de atletas para, futuramente, ingressarem nos treinamentos da Seleção Brasileira para disputa da Copa América de Basquete na categoria Sub-16, com datas e local ainda não definidos”, explicou.
No processo de seleção, Lanna disputou com outras 21 atletas do Estado de São Paulo, que haviam obtido sucesso e destaque em 2022 em seus respectivos times, durante o campeonato mais importante do Estado, organizado pela Federação Paulista de Basquetebol. “A Lanna disputou o Campeonato Paulista Sub-16 no ano passado representando o Colégio FEB e mesmo sendo um ano mais nova na categoria (na época com 15 anos), conseguiu ser destaque”, contou.
Lanna ressalta que estava na expectativa da convocação em função do bom campeonato do ano passado. “Estou muito feliz e quero aproveitar essa grande oportunidade para ficar entre as 12 atletas que vão compor o elenco final para a disputa do Campeonato Brasileiro”, disse.
Segundo Thais Soares, a atleta passará por três etapas de treinamentos, sendo a primeira entre os dias 6, 7 e 8 de abril, em Itatiba (SP); a segunda fase acontece na cidade de São Paulo, no Ginásio do Corinthians, no dia 23 de abril; e a última etapa também acontece no Ginásio do Corinthians, no dia 15 de maio, onde serão definidas as 12 atletas que vão viajar para a competição. “A Lanna é uma atleta diferenciada tecnicamente, possui qualidades técnicas que chamam a atenção e, muito embora tenha disputado o campeonato sendo um ano mais nova, conseguiu se destacar em quase todos os nossos jogos. Essa conquista é a soma de trabalho realizado pela técnica Cynthia Alves de Almeida, que coroa um trabalho recente reiniciado no ano passado, a fim de voltarmos a entregar atletas para seleções de base. E esse resultado foi conquistado com menos de um ano da retomada pós-pandemia”, destacou
A presidente do Instituto APAB Barretos agradece ao Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, e à diretora do Colégio FEB, professora Lívia Macedo, pelo incentivo ao esporte concedido pela instituição. “Foi muito importante concentrar nossas atletas em uma única escola por meio das bolsas concedidas, porque isso nos ajuda a desenvolver um trabalho ainda mais eficiente nos treinamentos, além de permitir mais visibilidade nas disputas de campeonatos escolares”, finalizou.