De 16 a 31 de agosto, o projeto “Arte na Chita” estará expondo os produtos artesanais desenvolvidos pelos pacientes e seus acompanhantes do Hospital de Amor, no North Shopping Barretos. A mostra é uma realização do Instituto Sociocultural em parceria com o projeto “Flor de Chita”.
As oficinas do projeto proporcionam aos participantes um bordado terapêutico, instituído e coordenado por Evacira Coraspe, de Uberaba/MG, arteterapeuta, bordadeira, jornalista e autora do livro “Flor de Chita”, que conta a história do tecido, os recursos positivos da prática do bordado e traz depoimentos de mulheres que se apaixonaram e se reestruturaram com o bordado terapêutico.
As aulas do projeto “Flor de Chita” acontecem no Alojamento Lar de Amor do Hospital de Amor, toda sexta-feira e sábado, e esporadicamente no Jardim de Amor, com coordenação de Evacira Coraspe e professora/instrutora Nanci Cardoso Dias dos Santos. Na exposição do shopping, a coleção terá o nome de vai contar com a coleção “Coração e Amor”, composta por bolsas (estilo capanga), bolsas carteiras, almofadas de variados tamanhos, quadros, pesos de porta, suportes para livros, capas de bíblia, entre outros itens. “Além do produto em si, o bordado na ‘Chita’ funciona como instrumento intermediário de cura das dores internas. A mulher se apropria de sua força e coragem, e em cada ponto dado, é um passo para seguir adiante”, afirmou Evacira.
Ainda de acordo com a bordadeira, “o propósito é atuar com grupos de mulheres, independentemente de já saberem ou não a técnica de bordado, pois ele é livre. O bordado no tecido chita desperta na pessoa bons sentimentos e tranquilidade. À medida que o ponto é estruturado, a mente passa por um processo de reorganização. Nesse instante, acontece uma autoconstrução no paciente que está bordando, provocando um distanciamento da dor, do sofrimento, da ansiedade, da depressão e da angústia”.