Nem mesmo o friozinho e a chuva fina do início da manhã impediram que mais de três mil pessoas acompanhassem o desfile cívico, típico e folclórico realizado neste domingo, 25 de agosto, em comemoração ao aniversário de Barretos. Com o tema “Barretos 170 anos: Terra de História e Tradições”, o evento foi dividido em cinco blocos temáticos, que apresentaram ao longo do percurso a identidade e a cultura da cidade, perpetuando com a participação da população a história desta terra, da qual cada um faz parte.
O desfile teve concentração no Recinto Paulo de Lima Correa e seguiu até a Praça Francisco Barreto, onde foi montada estrutura para receber o público, com arquibancadas, banheiros químicos e área reservada para pessoas idosas, gestantes e pessoas com deficiência. Cerca de 2.400 integrantes, entre professores, alunos, artistas, músicos, grupos folclóricos, entidades parceiras, forças de segurança e voluntários participaram do evento.
Em seu discurso, a prefeita Paula Lemos agradeceu a presença de cada barretense. “É uma imensa alegria estarmos juntos neste momento celebrando os 170 anos da nossa Barretos. Uma terra de História, Tradições e de muito trabalho. Celebramos hoje também as conquistas na Saúde, Educação, Inovação e em oportunidades, resultados de muita dedicação e amor a cada um de vocês, com fé acima de tudo”, disse.
Após o desfile, a Prefeitura disponibilizou ainda brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce para as crianças se divertirem gratuitamente.
A aposentada Célia da Silva, 69 anos, mais uma vez representou Barretos no desfile, com suas companheiras de voleibol. “Muito bom. Foi maravilhoso. Seja participando da Liga, dos jogos do idoso, onde tiver jogo e também aqui no aniversário da cidade, estamos sempre representando Barretos”, afirmou.
Praticantes do atletismo, as irmãs Lais e Mel Cireno, de 10 e 16 anos, também desfilaram representando o esporte em Barretos. Em eventos recentes, a pequena Lais ficou na 1ª colocação em salto à distância e nos 50 metros. “Ganhei três medalhas na competição no Rochão”, conta a menina, que neste domingo participou do desfile pela primeira vez. Mãe delas, a professora de Educação Física, Juliana Cireno, ficou feliz em ver as filhas participando do desfile e o incentivo de Barretos ao esporte; ressaltando sua torcida para que as modalidades do atletismo sigam recebendo cada vez mais incentivo.
As aposentadas Elenildes Caetano de Araújo e Dulcinéa José Leite Perez acompanharam juntas o desfile. Segundo Elenildes, o que mais gosta de ver são as apresentações da própria cidade. Ela considera que Barretos tem potencial para mostrar cada vez mais sua multiplicidade. “Eu amo Barretos. Todos anos nós estamos aqui para ver o desfile”, completou.
Merendeira na Escola Municipal Maria Alves, dona Elismara Rodrigues, que é natural da Bahia, mas adotou Barretos como sua cidade, levou o neto e fez questão de acompanhar o desfile até o fim. “Vim também para assistir as crianças lá da escola, mas gosto de ver tudo. É muito importante elas participarem, dando continuidade a esta História”, ressaltou.