Música de viola, catira, exposições de quadros e de entalhes em madeira, Companhias de Reis e muita alegria marcaram os 11 anos do “Viola e Canturia”, tradicional evento realizado realizado no Mercado Municipal de Barretos “Henrique Arutim” e que reúne amantes das raízes e tradições caipiras de toda a região.
A programação de aniversário levou cultura e também movimentação ao Mercadão, conforme explica o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio “A ação, que tem como objetivo preservar a música sertaneja raiz, também fomenta toda a cadeia produtiva no local, onde a enorme maioria dos lojistas são empreendedores de cultivo familiar”, disse.
Cristiane Fontão, empreendedora do Mercadão Municipal, também reforça a importância de eventos no local para o aumento da movimentação. “Faz dez anos que estou aqui. Hoje esteve muito bom e o movimento aumentou 100% em relação aos outros domingos”, disse.
Artistas barretenses que participaram da programação classificaram a experiência como boa e importante pra manutenção das tradições da cidade.
Renato Amisy, artista barretense, mostrou seus trabalhos pela primeira vez no Mercadão. “Pra mim é uma grande oportunidade expor minhas obras junto ao público apreciador de raiz. Meus trabalhos mostram a história de Barretos e estar aqui é um experiência nova. Gostei bastante”, afirmou.
Wilson Cassi também expôs nos 11 anos do Viola e Canturia e aprova a manutenção cultural. “Interessante, acho que o caminho é por aí. Em meus trabalhos mostro Barretos e é importante mostrar nossas tradições”, destacou.
Vitor Moacir, do Catira Espora de Prata, acredita que o evento ajuda a manter viva a tradição também do catira. “Fico muito feliz porque a população de Barretos precisa disso. É muito importante mostrar o catira pra Barretos, região e Brasil. Essa tradição está acabando e estamos praticando e levando o catira pra não deixar morrer”, disse.
Antônio Ferreira Neto, do Christiano Carvalho, assistiu as atrações e aprovou a programação. “É um grande prazer estar aqui. Adorei a programação, não pode acabar nunca”, disse.
Luciana Darc Miranda da Silva vai ao Mercadão todo domingo e aprova a programação. “Eu gostei muito da programação de hoje. Venho toda semana ao Mercadão porque acho importante aproveitar nossa cultura. Meu pai e meu irmão fazem parte e acho muito bom”, afirmou.